Cravi promove seminário sobre atendimento a vítimas de violência

Primeira atividade será realizada na capital nesta terça-feira (16); ao todo, serão três módulos para os participantes

seg, 15/07/2019 - 12h26 | Do Portal do Governo

O Centro de Referência e Apoio à Vítima (Cravi), programa da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado, completa 21 anos neste mês. Em celebração à data, será promovido um seminário gratuito, dividido em três módulos, sobre o atendimento a vítimas de violência.

O secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, participará da abertura do primeiro seminário nesta terça-feira (16), a partir das 14h, na Plenária 10 do Fórum Criminal da Barra Funda, na capital. Os próximos encontros estão marcados para os dias 22 e 29 de julho.

Atuação

Segundo a coordenadora do Cravi, Cristiane Pereira, os encontros buscam fazer um panorama das frentes de atuação do programa, mostrar o trabalho realizado em parceria com órgãos de Justiça, os dispositivos de atuação com grupos de vítimas de violência e o atendimento às famílias atingidas no ataque à Escola Professor Raul Brasil, em Suzano.

“O Cravi atende a população vulnerável, especialmente quem sofre danos em razão da violência. Em 21 anos, aprimorou as técnicas de atuação e garantiu qualidade e eficiência em suas ações”, ressalta a coordenadora.

“As vítimas buscam respostas e justiça e no Cravi encontram um ambiente acolhedor. Elas falam da dor e vivenciam seu luto. Isso representa muito mais que a condenação do indivíduo que cometeu um delito”, explica Cristiane Pereira.

Os interessados podem conferir, abaixo, a programação:

16 de julho (14h às 16h30)

Módulo 1: “O Acesso à Justiça da Vítima de Violência: a Atuação do Ministério Público e da Defensoria Pública no Atendimento às Vítimas. A Importância da Atuação do Cravi no Suporte às Vítimas em Audiências”.

Palestrantes:

Maria Paula Cassone Rossi – juíza de Direito
Marcos Vinícius Gomes – defensor público
Juliana Gentil Tucunduva – promotora de Justiça

22 de julho (14h às 16h30)

Módulo 2: “Abordagens Jurídico Psicossociais da Violência: os Cuidados com as Mulheres Vítimas de Crimes em Contextos Grupais”

Palestrantes:

Luanda Avedissian – psicóloga do Cravi
Siméia Ivo – assistente social do Cravi
Douglas Basílio Ribeiro – defensor público

29 de julho (14h às 16h30)

Módulo 3: “Intervenções em Emergências: a Assistência às Vítimas na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano”.

Palestrante:

Bruno Fedri – psicólogo do Cravi

Atendimento

O Cravi oferece atendimento público e gratuito a vítimas e familiares de crimes violentos. Desde o início das atividades, em 1988, o programa já realizou mais de 39 mil atendimentos nas especialidades psicossocial e jurídica.

De janeiro a junho de 2019, foram contabilizados 1.437 triagens, acolhimentos e atendimentos. O número é considerado recorde para o período. A iniciativa também realiza oficinas mensais com o objetivo de divulgar os serviços e proporcionar um espaço de sensibilização sobre temas relativos aos direitos humanos.

As atividades são direcionadas aos profissionais, servidores, estagiários e estudantes que atuam no atendimento direto à população nas áreas de saúde, assistência social, direito, psicologia e educação.

Neste ano, foram capacitados 673 profissionais. Entre os temas abordados estiveram, automutilação, importunação sexual e violência contra a mulher, dependência química e tratamento e enfrentamento do abuso sexual de crianças e adolescentes.

Violência doméstica

Desde 2016, o CRAVI realiza, por meio de parceria firmada entre a Secretaria da Justiça e Cidadania e o Tribunal de Justiça, atendimento e orientação por telefone de vítimas de violência doméstica cujos autores estiveram presentes em audiências de custódia no Fórum Criminal da Barra Funda.

No primeiro semestre deste ano, foram realizados 490 atendimentos.

Cravi em Suzano

O programa também desempenhou suas atividades de acolhimento e atendimento às vítimas da tragédia da Escola Estadual Professor Raul Brasil, em Suzano. Desde 25 de junho de 2019, foram realizados 572 atendimentos individuais e rodas de conversa para alunos, funcionários, pais e professores.

Como proposta de intervenção, além dos plantões, o programa criou um Grupo de Cidadania visando a oferecer um ambiente de atendimento baseado na promoção dos direitos humanos e da cidadania.