Cratod realiza primeira internação compulsória

Dependente químico de 25 anos já havia sido acolhido socialmente pela Missão Belém

sex, 24/05/2013 - 18h13 | Do Portal do Governo

O Cratod (Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas), realizou na última quinta, 23, a primeira internação compulsória desde o início do plantão jurídico, realizado em 21 de janeiro deste ano.

A Justiça decidiu pela internação compulsória do dependente TFL, de 25 anos, e o encaminhou para tratamento no Hospital Lacan, em São Bernardo do Campo. Em situação de rua desde os 10 anos de idade, o rapaz passou por avaliação médica e apresentou sinais de intoxicação por diversas drogas, além de ter sido diagnosticado com retardo mental. Ele desconhece o paradeiro da família e declarou ser dependente de crack, álcool, solvente e cocaína.

LEIA TAMBÉM
Entenda o que é a internação compulsória para dependentes químicos
Entenda o que é e como funciona o Cartão Recomeço

O próprio dependente manifestou desejo de ser internado, mas como apresenta confusão mental e impossibilidade de responder por seus atos, a Justiça decidiu pela internação compulsória.

No dia 21 de maio, a Missão Belém, parceira do Governo de São Paulo no acolhimento social a dependentes químicos em situação de rua, já havia conseguido levá-lo ao Cratod, mas ele deixou o local. Na última quinta-feira, 23, foi novamente levado pela Missão Belém.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O pedido de internação compulsória (a família não precisa pedir) só acontece com autorização da Justiça, após atestado médico e parecer da Promotoria Além disso, o dependente só pode deixar a internação com alta médica ou ordem judicial.

Combate às drogas

Desde janeiro, o Cratod já atendeu 28.257 ligações, realizou 4.051 atendimentos e 906 internações, sendo 830 de forma voluntária -com o consentimento do dependente.

Do Portal do Governo do Estado