CPTran promove campanhas educativas para adultos e crianças

Em parceria com outros órgãos, CPTran realiza ações de conscientização para um trânsito mais seguro

ter, 21/09/2010 - 8h44 | Do Portal do Governo

O Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) promove nesta semana na Capital uma série de ações para comemorar a Semana Nacional do Trânsito. As ações que começaram na segunda-feira, 20, têm por objetivo educar a população, inclusive as crianças, para a construção e manutenção de um trânsito mais harmonioso.

A primeira ação foi uma palestra sobre o uso das cadeirinhas, equipamento de segurança que passou a ser obrigatório. A palestra foi organizada pelo CPTran e pelo Comando de Policiamento Rodoviário (CPRv).

Crianças no trânsito

Até esta quinta-feira, 23, 1.300 crianças, de cinco a nove anos, vindas de escolas públicas, particulares e orfanatos, participarão de várias atividades educativas organizadas especificamente para elas, na sede do CPTran, no Brás, região central da Capital.

Além do efetivo do próprio CPTran, CPRv, e de outras unidades da Polícia Militar, como Canil, Corpo de Bombeiros e Cavalaria, as atividades contam com o apoio de outros órgãos relacionados ao trânsito, como o Clube do Bem-Te-Vi, do Detran, CET, Samu e Eletropaulo.

Um dos cursos educativos oferecidos promoverá aulas de trânsito em uma mini-pista, onde as crianças, utilizando bicicletas, simulam a presença nas ruas ao conduzir um meio de transporte. Essa simulação faz com que as crianças aprendam e pratiquem as regras de segurança de trânsito desde cedo. Elas saem das atividades levando para casa alguns brindes, que funcionam como materiais educativos, que, de acordo com o tenente Henrique Urbano Hanser Salles, do CPTran, servem para que as crianças aprendam mais sobre o trânsito e depois cobrem seus pais sobre as medidas de segurança.

Ainda de acordo com o tenente Hanser, com a nova lei da obrigatoriedade do uso da cadeirinha para o transporte infantil, as crianças estão definitivamente inseridas no ambiente do trânsito. “A partir dessa obrigatoriedade, as crianças estão decisivamente embutidas no Código de Trânsito. Com isso, desde pequenas, elas aprendem a andar de forma segura e já crescem com a consciência da necessidade do uso dos dispositivos de segurança”, acrescentou.

Operação Direção Segura

Nas noites de quinta-feira a sábado, as ações acontecerão nos bares da Capital, onde serão distribuídos brindes e folhetos com o tema “Harmonia no Trânsito e Lei Seca – Condutor da vez”, que propõe uma brincadeira, na qual a pessoa que recebe o brinde (um porta-copo) é o condutor da vez. Para o tenente Hanser, as ações voltadas à Lei Seca visam diminuir o máximo possível as autuações de pessoas que dirigem depois de beber.

Serão realizados no decorrer do dia, também de quinta a sábado, alguns bloqueios voltados às orientações do uso da cadeirinha como equipamento de segurança e sobre como conduzir o veículo de forma segura, distribuindo folhetos explicativos. Um desses bloqueios será voltado exclusivamente aos motociclistas e terá uma base no “Bolsão de Estacionamento” da Assembléia Legislativa, onde as motos passarão por um check-up que mostrará as condições do veículo. Nesse bloqueio os condutores também receberão brindes e folders indicando as infrações de trânsito mais comuns aos motociclistas e outras orientações.

Encerramento

O encerramento das atividades promovidas pelo CPTran acontecerá na nesta sexta-feira, 24, com o Encontro Técnico para um Trânsito Seguro, na Igreja Assembleia de Deus, no bairro do Belém, zona leste da Capital.

Da Secretaria da Segurança Pública