CPTM utilizará binóculos de visão noturna para coibir furto de fios

Entre janeiro e abril deste ano, a CPTM registrou 75 ocorrências de furto de fios, com a subtração de 8.505 metros do material

qua, 16/05/2007 - 8h01 | Do Portal do Governo

A escuridão noturna não servirá mais como proteção para os ladrões que furtam os fios e cabos da CPTM. Para tentar coibir esse delito os agentes de segurança da empresa utilizarão, a partir desta semana, Binóculos de Visão Noturna, no patrulhamento da malha ferroviária. Ao todo, foram adquiridas cinco unidades.

Os equipamentos de alta tecnologia são fabricados na Rússia e funcionam com uma bateria de lítio, de três volts, que permite uma autonomia de seis horas ininterruptas de uso. Cada unidade pesa cerca de 900 gramas e tem alcance de 175 metros e zoom de 3x.

O Binóculo de Visão Noturna possui lente focal de 50 milímetros e um intensificador eletrônico que é ativado no momento que o aparelho entra em funcionamento, proporcionando ganho de visibilidade. Nas situações de total escuridão, aciona-se um dispositivo de visão infravermelha que gera imagens nítidas e esverdeadas dos objetos identificados.

Furto de cabos

Entre janeiro e abril deste ano, a CPTM registrou 75 ocorrências de furto de fios, com a subtração de 8.505 metros do material. Do total de casos, cerca de 50% ocorreu durante o período da noite.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

(R.A.)