CPTM: “Usuários do Amanhã” aprendem a preservar os trens

Passeios monitorados e palestras ensinam os jovens a correta utilização dos trens da CPTM

sex, 19/05/2006 - 15h06 | Do Portal do Governo

Com o corre-corre de todos os dias, muitas pessoas sequer se dão conta de que o trem utilizado para ir de casa ao trabalho, antes de ser um meio de transporte, é um patrimônio de todos os cidadãos e deve ser preservado.

Fazer com que os jovens reflitam sobre esse tema é o principal intuito do Programa Usuário do Amanhã da CPTM, que promove passeios monitorados nas dependências da companhia e palestras sobre a correta utilização dos trens aos jovens das escolas públicas e particulares de São Paulo.

O trem é um transporte versátil e também serve àqueles que buscam distração e cultura pela cidade e o Usuário do Amanhã reforça esta idéia ao levar os alunos para visitar importantes pontos turísticos próximos às estações.

Na terça-feira (23/05), os estudantes da E.M. Professora Iracema Vilaça embarcam na estação Itapevi, às 10 horas, rumo à Júlio Prestes. A parada serve para os jovens conhecerem a Estação Pinacoteca (antigo prédio do Dops) museu que também abriga o Memorial da Liberdade.

Quinta (25/05) e sexta-feira (26/05) é a vez da garotada da EMEF Prefeito Adhemar de Barros embarcar em Jundiaí e do Colégio ENAU sair de Ribeirão Pires para participarem do projeto. No roteiro está a Pinacoteca do Estado, à frente da Estação da Luz.

Construído originalmente para abrigar o Liceu de Artes e Ofícios, o prédio conta hoje com quatro mil obras de artistas como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari e Di Cavalcanti. Vale destacar que a galerinha da EMEF Adhemar de Barros ainda acompanhará uma palestra sobre a Estação da Luz.

Além dos passeios, todas as turmas recebem instruções sobre a forma de embarque e desembarque, dicas de segurança, bem como manter a limpeza das composições de todo o ambiente ferroviário. Os monitores também distribuem mapas das seis linhas da CPTM e gibis que ilustram temas como vandalismo e meio ambiente para complementar as lições transmitidas.

A entidade que quiser participar do projeto pode telefonar para 3226-4353/ 4354 ou enviar um e-mail para usuário.amanha@cptm.sp.gov.br.

Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos