CPTM: Usuário do Amanhã visa diminuir vandalismo nos trens

Com o programa, crianças recebem lições de cidadania e aprendem como agir nos espaços ferroviários

seg, 05/06/2006 - 17h52 | Do Portal do Governo

Um grave problema enfrentado atualmente é o vandalismo. Na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), o dinheiro gasto para reparar estes danos poderia ser revertido para melhorar ainda mais a qualidade do transporte. Pensando nisto, a empresa criou o Programa Usuário do Amanhã, a fim de conscientizar seus futuros passageiros.

Com o projeto, as crianças recebem logo cedo lições de cidadania e aprendem como agir nos espaços ferroviários. Além disto, os jovens adquirem conhecimento sobre a forma correta de embarque e desembarque e fazem passeios culturais.

Os alunos da EE Suzana de Campos terão a chance de participar destas atividades, na terça-feira (06/06). Eles sairão da Estação Perus, às 11h30, com destino à Luz. No caminho, acompanharão a palestra educativa, e depois poderão apreciar o acervo da Pinacoteca do Estado.

Na quinta-feira (08/06), é a vez da garotada da EMEI Francisco Falzarano aproveitar a oportunidade. O embarque será em São Caetano, às 9h30, rumo à Estação da Luz. As crianças farão um passeio ao Parque da Luz, o mais antigo jardim público da cidade.

No dia seguinte (09/06), os estudantes da EMEF Prefeito Adhemar de Barros sairão de Jurubatuba às 11h30. Eles irão até a Luz de ônibus, onde assistirão a palestra. No roteiro, está prevista uma visita à Pinacoteca. Construído para sediar o Liceu de Artes e Ofícios, o prédio abrga hoje o centenário museu, que possui mais de quatro mil obras de artistas como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari e Di Cavalcanti, entre outros nomes.

Todas as turmas recebem mapas das seis linhas da CPTM e gibis sobre vandalismo e meio ambiente. A entidade que quiser participar pode telefonar para 3226-4353/ 4354 ou enviar um e-mail para usuario.amanha@cptm.sp.gov.br.

Da CPTM