CPTM troca iluminação em 23 estações

Mudança trará economia de 1.500 MegaWatts/hora por ano, energia suficiente para iluminar 700 casas

qui, 24/07/2008 - 15h10 | Do Portal do Governo

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) economizará 1.500 MegaWatts/hora por ano, energia suficiente para iluminar 700 residências, além de reduzir sua demanda contratada em 370 KW. Com a conclusão de um projeto de eficiência energética, 23 estações de trens das linhas 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi), 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú) e 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra) receberam nova iluminação.

Além da economia, o projeto trouxe mais conforto e segurança para os usuários com a melhoria das condições de luminosidade dessas estações, cujo sistema de iluminação estava em uso há mais de 30 anos. No total, foram instaladas 5.523 luminárias: 3.633 nas plataformas cobertas, 435 em partes descobertas e acessos externos, e o restante nas áreas de circulação e operacionais.

A maior parte das áreas externas das estações das linhas 8 e 9 ganhou luminárias espelhadas com duas luzes de 32 watts, no lugar das antigas lâmpadas fluorescentes de 110 watts. Já na Linha 10, em diversas estações, luminárias de alumínio fechadas, com lâmpadas de vapor de mercúrio de 400 watts, com baixo alcance de iluminação, deram lugar a novos modelos de 64 watts, que dão maior luminosidade às plataformas. O destino delas será a sucata, para que o alumínio seja fundido, gerando um valor considerável de revenda em leilões.

Responsável pela execução dos serviços, a concessionária AES Eletropaulo, fornecedora de 18 das 22 subestações elétricas da CPTM, investiu R$ 850 mil no projeto, que tem como base a Lei N° 9.991, de 24 de julho de 2000. Essa legislação, cujo cumprimento é supervisionado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), prevê que todas as empresas autorizadas do setor elétrico sejam obrigadas a investir 0,5% do seu faturamento em pesquisa e desenvolvimento de fontes e tecnologias alternativas.

Também está em andamento processo semelhante que visa melhorar a iluminação das estações Caieiras e Baltazar Fidélis, Franco da Rocha e Francisco Morato, na Linha-7 Rubi (Luz-Francisco Morato). A CPTM negocia com a Elektro, responsável pelo fornecimento de energia nessa região, a viabilidade do projeto.

Da CPTM