CPTM: Três escolas encerram os passeios de maio do Usuário do Amanhã

Foram atendidos 140 jovens no mês de maio

qui, 25/05/2006 - 11h05 | Do Portal do Governo

Cidadania é uma palavra que se tornou moda de uns tempos para cá e uma boa oportunidade de transformá-la em prática é participar do Programa Usuário do Amanhã, da CPTM, que finaliza o mês atendendo 140 jovens.

O projeto propicia lições de cidadania aos alunos de escolas públicas e privadas da Grande São Paulo, que fora das salas de aula vivenciam temas como meio ambiente e conservação dos trens, um transporte público essencial para milhares de pessoas.

Além do mais, crianças e adolescentes descobrem como acessar centros de cultura e lazer próximos às estações como é o caso da Pinacoteca do Estado, próxima a Estação da Luz.

Na sexta (26/05), os alunos da EMEB Mário Martins de Almeida saem de Santo André, na Linha D (Luz – Rio Grande da Serra), às 11h30, para visitar o acervo do museu formado por mais de quatro mil obras de diversos artistas, dentre eles os modernistas Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral.

Na terça-feira (30/05), o pessoal da EMEF Profº. Gabriel Prestes parte da Linha A (Luz- Franscisco Morato), às 11h30, para repetir o passeio. Já na quarta-feira (31/05), a turma da EE Jorge Andrade embarca em Santo Amaro, na Linha C (Osasco – Jurubatuba), às 10 horas, rumo a Presidente Altino para entender como funciona um dos Centros de Controle Operacional da CPTM.

Vale destacar que os estudantes acompanham uma palestra informativa sobre a companhia e aprendem como proceder ao embarcar e desembarcar dos trens, acionar a segurança, acessar os bloqueios eletrônicos e respeitar o limite da faixa amarela. Eles também recebem material informativo como mapas das linhas e gibis que ilustram temas como vandalismo.

As entidades que desejam participar do programa podem telefonar para 3226-4353/ 4354 ou ainda enviar um e-mail para usuário.amanha@cptm.sp.gov.br .

Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos