CPTM: Trem modernizado será entregue à população da zona leste

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ter, 12/12/2006 - 14h35 | Do Portal do Governo

A CPTM recebeu uma composição de seis carros, totalmente modernizada, para melhorar o atendimento aos usuários das linhas E (Luz-Guaianazes) e F (Brás-Calmon Viana), que abrangem a zona leste da Grande São Paulo.

Reformados pelo consórcio T’Trans/MPE, os carros saíram por volta das 19 horas de quinta-feira (7/12), da cidade de Três Rios, RJ, rebocados por uma locomotiva, que seguiu pela linha utilizada por trens de carga até o pátio de Manoel Feio, em Itaquaquecetuba. Dali prosseguiram para o abrigo de Eng° São Paulo da CPTM, entre as estações Brás e Tatuapé.

Em operação desde 1981, o trem retorna para a circulação praticamente novo, mantendo suas características originais. Foram realizados serviços de pintura interna e externa, calderaria, reparação de pisos, portas de acesso, janelas, bem como uma revisão geral dos principais equipamentos da composição. A partir de segunda-feira (11/12), começam os testes estáticos e dinâmicos. Estima-se que a composição, com capacidade para transportar 1.600 usuários, volte a circular em 15 dias.

Entre 6 e 13 de janeiro, esses trens foram transportados em uma megaoperação, em  comboios de cinco carretas até a cidade fluminense de Três Rios, que abriga as oficinas do consórcio responsável pela reforma.

Frota mais moderna

  Esses dois trens integram um lote de 22 unidades, da série 4.400, que circulam nas linhas E e F e passarão por reforma e revisão geral nas oficinas do consórcio T’Trans/MPE. O trabalho tem custo estimado em R$ 85 milhões. A ação faz parte do Programa Boa Viagem da CPTM, que engloba a modernização de 122 trens (328 carros). Orçado em R$ 388 milhões, o projeto será realizado em etapas e tem conclusão prevista para 2010.

A companhia já enviou 48 trens para as empresas contratadas para realizar os serviços. Desses, oito unidades (um total de 16 carros), da série 5.500, já circulam pela Linha F totalmente remodelados, além de dois trens, de três carros cada, da Linha B (Julio Prestes-Itapevi), que estavam imobilizados e foram recuperados para a operação.

Juntamente com outros projetos de revitalização da malha, as intervenções na frota têm como principal objetivo possibilitar a redução dos intervalos. Na Linha F, por exemplo, dos atuais nove para sete minutos, proporcionando mais conforto, confiabilidade e regularidade na prestação de serviços aos usuários. A meta da CPTM é passar da atual marca de 1,5 milhão de passageiros transportados por dia para 3 milhões até 2012.

Da CPTM