CPTM: Trem expresso de Guarulhos é aprovado pelo Conselho Gestor do Programa de PPP

Expresso ligará o Aeroporto Internacional de Guarulhos ao centro de São Paulo

seg, 30/01/2006 - 18h00 | Do Portal do Governo

O Conselho Gestor do Programa de Parcerias Público-Privadas aprovou a inclusão do projeto Trem de Guarulhos-Expresso Aeroporto da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) no rol das PPP´s do Estado de São Paulo.

A iniciativa deverá também permitir o aprofundamento dos estudos para a realização do empreendimento, principalmente os de viabilidade econômico-financeira. “O objetivo é consolidar os estudos já realizados deste empreendimento e definir sua estruturação e modelagem com vistas à legislação específica, que por sua vez culminará em um edital de concessão para os dois novos serviços sobre trilhos”, diz Ribeiro.

O expresso ligará o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos – Governador André Franco Montoro, que fica no bairro de Cumbica em Guarulhos, ao centro de São Paulo, aproveitando em grande parte a faixa ferroviária. O serviço será implementado numa nova via exclusiva, com tempo de viagem estimado em 20 minutos em 31 km de extensão, que possibilitará o desenvolvimento de velocidade comercial superior a 100 km/h, muito competitiva se comparada a de outros meios de transporte. Duas estações terminais (uma localizada entre Barra Funda e Júlio Prestes e outra no aeroporto) serão construídas especificamente para o serviço (no stop). Estima-se que para o início da operação o intervalo médio entre trens será de 12 minutos para atender uma demanda de 20 mil passageiros por dia, com redução para 6 minutos de intervalo ao longo do período de concessão do projeto.

As obras civis representam o item principal do empreendimento: 17 km de trabalhos em superfície, 6 km de elevados e 8 km de subterrâneos.

Para o Trem de Guarulhos estima-se em mais de 100 mil passageiros/dia e 15 minutos o tempo de deslocamento entre uma estação que será construída próxima ao Conjunto Habitacional Zezinho Magalhães – CECAP até a Estação Brás, que receberá plataformas para esta nova demanda, onde os usuários terão acesso a toda rede metroferroviária. Será também modernizada a Estação  Engenheiro Goulart para permitir uma parada intermediária, próximo a USP Leste na Linha F da CPTM, que por sua vez já está recebendo investimentos e modernização em seus serviços.

O Trem de Guarulhos e o Expresso Aeroporto permitirão uma ligação ferroviária rápida com modernos padrões de qualidade entre as duas maiores cidades da Região Metropolitana – São Paulo e Guarulhos. Atualmente, o transporte entre estas cidades, assim como até o aeroporto, é realizado por automóvel ou ônibus, com crescentes problemas de trânsito pesado e incerteza sobre o tempo de viagem.

A integração entre a ligação ferroviária e a rede metroferroviária aumentará a velocidade de deslocamentos dos usuários de Guarulhos e o acesso ao restante da Região Metropolitana de São Paulo.

Apesar do Expresso Aeroporto e do Trem de Guarulhos compartilharem a mesma via, o serviço de Guarulhos será segregado do serviço do aeroporto, isto é, o Trem de Guarulhos servirá as Estações Brás, Engenheiro Goulart e CECAP, enquanto o Expresso Aeroporto apenas o Terminal Aeroportuário em Cumbica e uma estação no centro. “Para atender estes diferentes serviços na mesma via, os trens deverão ter o mesmo padrão tecnológico e de desempenho com lay out interno diferente, e existirão vias auxiliares nas estações para atender o Trem de Guarulhos” complementa Silvestre Ribeiro.