CPTM treina linguagem de sinais para atender usuários

720 empregados de estações e da segurança serão habilitados a utilizar a linguagem dos sinais

ter, 10/04/2007 - 12h29 | Do Portal do Governo

Para agilizar o atendimento às pessoas com deficiência auditiva, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) habilitará 720 empregados de estações e da segurança a utilizarem a linguagem dos sinais. A intenção é que ao menos dois empregados, por turno de trabalho, recebam o treinamento de Libra e estejam preparados para qualquer demanda neste sentido, em cada uma das seis linhas da empresa.

O treinamento, que começa nesta quarta-feira, 11, será ministrado duas vezes por semana, durante cinco semanas. Com ênfase na prática, os funcionários simularão situações referentes àquelas enfrentadas no cotidiano da companhia, desde conversação até atividades em grupo e de interação com o professor.

Reconhecida pela Lei Federal nº 10.436, de 24/04/2002 e pela Lei Estadual nº 10.958, de 27/11/2001, a Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) é o meio oficial de comunicação das pessoas com deficiência auditiva.

Condução

A CPTM também já iniciou um treinamento voltado para a condução de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no seu sistema. Até o momento, 368 empregados foram capacitados.

Ao final do curso os empregados estarão habilitados, por meio de utilização de técnicas específicas de atendimento, a lidar com as necessidades dos usuários. O programa inclui condução de cadeirante por rampas, escadas fixas e escadas rolantes; condução de deficiente visual, auditivo, mental e de pessoas com mobilidade reduzida. Essas medidas facilitarão o acesso ao transporte, desde a chegada à estação de origem e o embarque nos trens metropolitanos, até o desembarque e saída da estação de destino.

Para as atividades práticas, uma composição fica estacionada na plataforma 8 da Estação Brás, à disposição dos grupos. Com este recurso e dispositivos como cadeira de rodas, muletas, vendas para os olhos e meias de bebê para imobilizar as mãos, os treinandos têm a possibilidade de lidar com situações cada vez mais próximas da realidade. Embarcando e desembarcando do trem e se locomovendo pela estação com o apoio dos colegas eles conseguem “sentir” as necessidades dos usuários e perceber os obstáculos existentes no sistema.

A programação se estenderá durante 2007 e parte de 2008, habilitando 2.100 empregados de estações e segurança.

Reatech

Reafirmando sua preocupação com a questão da acessibilidade, de 12 a 15 de abril, a CPTM participa da Reatech (Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade), considerado o maior evento do setor.

Ocupando o stand 208, juntamente com as demais empresas vinculadas à Secretaria dos Transportes e outras secretarias estaduais, ligadas direta ou indiretamente às causas ou temas envolvendo pessoas com deficiência, os representantes da CPTM terão a oportunidade de trocar experiências com profissionais do setor, além de expor os trabalhos voltados para esse público, realizados pela companhia.

Da Companhia de Trens Metropolitanos