A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) é a pioneira no Brasil a testar o primeiro compressor sem óleo para aplicação no sistema metro-ferroviário. A principal vantagem em relação ao modelo tradicional é a redução dos impactos ambientais, como menores níveis de ruído e vibração percebidos pelos passageiros e a dispensa do uso de óleo.
O novo equipamento também exige pouca manutenção, além de manter as tubulações do trem limpas.
O compressor inédito, modelo VV120T, de fabricação alemã (Knorr Bremse), vem sendo testado desde abril, em um trem da série 2100, que opera na Linha 10 – Turquesa (Luz – Rio Grande da Serra). Outra unidade também será colocada em uma composição da série 2000, do Expresso Leste, que circula na Linha 11- Coral (Luz – Estudantes).
O equipamento será testado por seis meses e, se for aprovado, poderá ser aplicado em todos os trens da CPTM.
O compressor principal tem a função de produzir ar comprimido para diversos sistemas do trem, como freio, portas, buzina, contatores, pantógrafo, controle de suspensão, entre outros.
Da CPTM