CPTM terá mais 20 novas passarelas

Novas passarelas trarão mais segurança para a travessia de pedestres ao longo do sistema

qua, 11/11/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

Até o final de 2010, 20 novas passarelas trarão mais segurança para a travessia de pedestres ao longo das linhas da CPTM. Além dessas, outras duas já foram inauguradas neste ano – uma próxima à futura Estação Vila Aurora, na Linha 7-Rubi, e outra ao lado da Estação Jardim Romano, na Linha 12-Safira, – e mais duas serão reformadas, totalizando 24 unidades. 

As obras fazem parte do Plano de Expansão do Transportes Metropolitano (Expansão SP), cujos investimentos somam R$ 21 bilhões, o maior aporte de recursos já realizado no setor. Há a previsão de conclusão de duas passarelas já em dezembro: uma próxima à Estação Itapevi e outra em Rio Grande da Serra. 

A localização das passarelas foi definida com base em estudos sobre os pontos de maior concentração populacional e de serviços, como comércio, escolas e hospitais no entorno das linhas férreas. O principal objetivo da companhia é coibir a prática ilegal de travessia das vias por pedestres. 

As obras estão divididas em:

Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato)
Além da passarela já entregue, na Vila Aurora, o município de Franco da Rocha também receberá uma nova, na rua 12 de outubro.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi)
Serão três passarelas: nas proximidades da Estação Carapicuíba, ligando a estrada do Porto de Areia e a avenida Brasil; outra perto da Estação Engenheiro Cardoso, com acesso à avenida Miraflores. A terceira será próxima à Estação Itapevi, com previsão de entrega em dezembro de 2009.

Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú)
A passarela entregue na linha fará a ligação da Estação Villa Lobos/Jaguaré, com o Parque Villa Lobos, sobre a Marginal Pinheiros.

Linha 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra)
Haverá cinco passarelas: uma próxima à Estação Ipiranga, junto ao Viaduto São Paulo, ligando as avenidas Prof. Luiz Inácio de Anhaia Mello e Presidente Wilson. A cidade de Mauá também será contemplada, com duas passarelas: uma nova, que liga as avenidas Alberto Soares Sampaio e Rosa Kasinski e outra reformada, no acesso para o Parque das Américas. Completam as obras da linha, intervenções nas proximidades da Estação Rio Grande da Serra e em Ribeirão Pires, na Vila Gomes.

Linha 11-Coral (Luz-Estudantes)
A linha recebe duas novas passarelas, ambas no entorno da Estação Antônio Gianetti, entre as avenidas José do Patrocínio e Governador Jânio Quadros e outra ligando as ruas Gastão e Paschoal Lobosco. A previsão de conclusão dessas obras é para o segundo semestre de 2010.

Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana)
Esta será a linha com o maior número de novas passarelas, com 11 no total, dividas em três municípios: São Paulo [nos bairros da Penha, São Miguel e Itaim Paulista], Itaquaquecetuba e Poá.

Da CPTM