CPTM terá mais 16 bicicletários

Em 28 de maio foram inaugurados dois novos bicicletários, com 250 vagas

sex, 13/06/2008 - 18h49 | Do Portal do Governo

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) tem projetos para inaugurar mais 16 bicicletários até o fim desse ano, em diversas linhas. Somando aos 12 já em operação, que totalizam cerca de 3.850 vagas, serão 28 estacionamentos para bicicletas entregues à população da capital e Grande São Paulo.

Em 28 de maio foram inaugurados dois novos bicicletários, com 250 vagas, anexos às  estações Jardim Helena-Vila Mara e Itaim Paulista, na Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana).

Até começo do segundo semestre, a CPTM planeja abrir pelo menos mais três: na futura Estação Jardim Romano (Linha 12), em Jandira e Comandante Sampaio (Linha 8-Diamante – Julio Prestes-Itapevi); estes dois últimos serão administrados por terceiros.

Ainda no decorrer de 2008 deverão ser inaugurados bicicletários, na Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato), nas estações Várzea Paulista, Perus e Pirituba; na Linha 8-Diamante em Carapicuíba; na Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), em Socorro; na Linha 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra), em Ribeirão Pires, São Caetano, Santo André e Ipiranga, e na Linha 11-Coral Expresso Leste (Luz-Guaianazes-Suzano) em Dom Bosco, José Bonifácio, Guaianazes e Suzano.

Além de implantar novas unidades, a CPTM também está promovendo uma ampla reforma no bicicletário de Mauá, que é administrada pela Ascobike, associação de ciclistas daquela região. As obras visam adequar as instalações ao padrão de atendimento que vem sendo adotado nos demais bicicletários, além de aumentar sua capacidade de 1.700 para 2.000 vagas.

Alternativa

Hoje, a CPTM conta com 12 bicicletários nas seguintes estações: 250 lugares em Itaim Paulista, 250 em Jardim Helena/Vila Mara, 65 em Caieiras, 270 em USP Leste, 200 em Comendador Ermelino, 90 em Pinheiros, 255 em Jurubatuba, 255 em Autódromo, 250 em Primavera-Interlagos, 180 em Grajaú, 70 em Itapevi e 1.700 em Mauá.

O Metrô possui um bicicletário com 100 vagas, na Estação Guilhermina- Esperança, inaugurado em abril de 2007. A EMTU/SP também conta com um estacionamento, para 40 bicicletas, no Terminal Metropolitano de São Bernardo do Campo, que, desde julho do ano passado, atende aos usuários do Corredor São Mateus-Jabaquara.

Exceto a unidade de Mauá, que é mantida por uma associação de ciclistas locais, que pagam contribuição mensal de R$ 10 para, entre outros benefícios, ter acesso gratuito do estacionamento, os outros bicletários da CPTM são gratuitos.

Para utilizá-los, basta fazer o cadastro mediante apresentação de RG e levar o próprio cadeado para prender a bicicleta. Em Mauá, não sócios também podem estacionar suas bicicletas e, nesse caso, a contribuição é de R$ 1,00 por inteiro período.

Bicicleta e cidadania

A STM (Secretaria de Transportes Metropolitanos) estimula o uso da bicicleta como modal de transporte, não-poluente e saudável, por meio de projetos como o Ciclista Cidadão, que permite sua entrada aos finais de semana e feriados nos trens e metrô, construção de bicicletários, e o Caminho Verde (ciclovia em construção, paralela à Linha 3-Vermelha, do Metrô, que também atenderá às estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera da CPTM).

As iniciativas incentivam tanto o trabalhador que mora próximo às estações do sistema, quanto o ciclista que aproveita os trens da CPTM e Metrô para passear.

Da CPTM