CPTM tem esquema especial para atender usuários que vão ao autódromo de Interlagos

Trens da Linha 9-Esmeralda vão circular com menor intervalo de tempo

qui, 15/10/2009 - 15h00 | Do Portal do Governo

Para atender aos torcedores que usarem o trem metropolitano para ir ao Autódromo de Interlagos, local do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) montará operação especial durante este final de semana, 17 e 18, na Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú). 

No sábado,17, quando acontecerá o treino oficial, os intervalos entre os trens serão de seis minutos entre as estações Osasco e Grajaú. Já no domingo, 18, a linha operará com intervalos de cinco minutos entre Pinheiros e Autódromo, trecho em que é esperado o maior movimento de usuários. 

A estação Autódromo, que fica a 600 metros do portão de acesso ao setor G do circuito de Interlagos (cerca de nove minutos de caminhada), atenderá, além dos moradores da capital, aos milhares de turistas que irão ao autódromo assistir à corrida. Além da diminuição dos intervalos, haverá orientadores bilíngües, identificados, para prestarem informações aos turistas estrangeiros em inglês, espanhol, italiano e mandarim. As estações contarão também com placas e avisos sonoros de orientação em inglês, distribuição de panfletos com o mapa do trajeto entre a estação Autódromo e os portões de acesso ao circuito de Interlagos e reforço no efetivo de agentes de segurança nesta linha. 

O Serviço de Atendimento ao Usuário atenderá, das 7 às 18 horas, pelo telefone 0800 055 0121, na sexta e no sábado, e das 6 às 19 horas, no domingo. O posto de atendimento na estação Autódromo funcionará nos mesmos horários. 

A Linha do sistema Orca entre as estações Vila Madalena (Metrô) e Cidade Universitária (CPTM) vai operar excepcionalmente neste final de semana: no sábado, das 6 às 18 horas e no domingo, das 6 às 20 horas. Será criado também serviço especial para a ligação entre a estação Vila Olímpia, na Linha 9-Esmeralda e Ana Rosa, na Linha 1-Azul do Metrô. 

Vá de trem ao GP de Fórmula 1

Com apenas R$ 2,55, o usuário pode se deslocar de diversos pontos da capital ou da Região Metropolitana para o autódromo utilizando as integrações gratuitas entre CPTM e Metrô e o sistema Orca da EMTU/SP. Os usuários podem acessar o site da CPTM (link: http://www.cptm.sp.gov.br/GP2009/) para traçar a sua rota até a estação Autódromo. Na página virtual da companhia é possível simular diversos trajetos, de diferentes pontos da capital e região metropolitana.

Ponte Orca

A EMTU, CPTM e Metrô trabalharam em conjunto para criar uma linha da Ponte Orca para atender o público que vai ao autódromo de Interlagos. Essa linha, criada exclusivamente para o GP Brasil, atenderá aos usuários que utilizam a linha 1 – Azul do Metrô e a linha 2 – Verde.

Criação da Ponte ORCA Ana Rosa (Metrô) – Vila Olímpia (CPTM)

No sábado, 17, oito micro-ônibus estarão operando, das 6 às 18 horas, e no domingo, 18, a frota será de dez veículos que vão circular das 6 às 20 horas. Ao chegar à Estação Vila Olímpia, o usuário deverá fazer baldeação para o sistema ferroviário, Linha 9 – Esmeralda da CPTM, e desembarcar na Estação Autódromo, de onde prossegue a pé até o circuito.

Ponte Orca Vila Madalena (Metrô) – Cidade Universitária (CPTM)

Esse serviço, gerenciado pela EMTU/SP, funcionará excepcionalmente neste final de semana. No sábado, a linha circulará das 6 às 18 horas, com dez veículos. No domingo, o horário de operação será das 6 às 20 horas, com 11 veículos. Chegando à Estação Cidade Universitária, o usuário deverá fazer baldeação para o sistema ferroviário, Linha 9 – Esmeralda da CPTM, e desembarcar na Estação Autódromo, de onde prossegue a pé até o circuito.

É necessário garantir a senha

Nas Estações Vila Madalena e Ana Rosa do Metrô, o passageiro deverá solicitar a senha ao funcionário do Metrô na linha de bloqueio, apresentá-la ao condutor da Ponte Orca e, posteriormente, utilizá-la na linha de bloqueio de leitura óptica, das Estações Cidade Universitária e Vila Olímpia da CPTM, para não pagar outra tarifa. O mesmo deverá ser feito na volta do Autódromo.

Atenção: a senha é fornecida apenas às pessoas que chegarem às estações já utilizando o sistema, isto é, de Metrô ou trem. Caso contrário, os usuários deverão pagar a tarifa do Metrô ou da CPTM, passar pelo bloqueio e solicitar a senha ao funcionário responsável, para, então, embarcar na Ponte Orca.

Da CPTM, EMTU e Metrô