CPTM: Sistema de Gestão Ambiental será prioridade em 2007

Atualmente, a CPTM desenvolve dois projetos essenciais para a melhoria da qualidade do transporte na Região Metropolitana

qua, 03/01/2007 - 21h39 | Do Portal do Governo

Em 2006, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) avançou na implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), seguindo as diretrizes de sua política para o meio ambiente. Para atender os cerca de 1,5 milhão de usuários por dia, em 22 municípios, com regularidade e confiabilidade, a empresa faz a manutenção de um complexo parque de equipamentos e instalações, cujas atividades geram vários resíduos, efluentes, emissões gasosas e ruídos.

Visando a mitigação desses impactos, uma das principais iniciativas para o setor em 2006 foi a elaboração de um plano de ação para diminuir a defasagem em relação ao atendimento dos requisitos da norma da ABNT ISO 14001 (procedimentos para implantação de SGA), de 80% para 50%, até dezembro de 2007. Essa necessidade surgiu de um estudo de diagnóstico elaborado pela Equipe de Gestão Ambiental da Diretoria de Operação e Manutenção da CPTM em 2005.

Para 2007, está previsto um orçamento da ordem de R$ 3,2 milhões para o meio ambiente nas áreas de manutenção e operação da companhia. As ações incluem a construção de Estações de Tratamento de Efluentes (ETE) nos abrigos de trens e lavadores de composições, estudos para a redução de geração de resíduos e efluentes, bem como obras e melhorias de instalações de manutenção.

Depois da realização de um programa de conscientização ambiental para todos os empregados entre 2004 e 2005, as equipes de manutenção já estão sendo preparadas para implantação do SGA. Um manual de treinamento específico foi criado, abordando temas como a questão ambiental global, a evolução das empresas nessa área, os conceitos de danos ao meio ambiente, a política da CPTM para o setor e o próprio desafio de estabelecer uma gestão ambiental efetiva.

Cerca de 80 funcionários da área de manutenção de trens já passaram pelo treinamento de SGA, iniciado no final de novembro e que se estenderá até março de 2007. Ao longo de 2006, a Equipe de Gestão Ambiental também promoveu cerca de 30 treinamentos com diversas áreas operacionais da empresa.

Modernização

Atualmente, a CPTM desenvolve dois projetos essenciais para a melhoria da qualidade do transporte na Região Metropolitana: a extensão da Linha C até o Grajaú e a recapacitação da Linha F. Em 2006, a empresa obteve duas licenças junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

O desafio das equipes de engenharia e obras para 2007 será o atendimento às exigências ambientais, a exemplo do plantio de árvores, conclusão de estudos de impacto e reassentamentos. No caso da Linha C, o investimento em meio ambiente chegará a 3% do valor total da obra e na Linha F, 1,5%.

Assessoria de imprensa da CPTM

C.A.