CPTM: Serviço de Atendimento ao Usuário faz um milhão de atendimentos em julho

Serviço foi criado em 1999 com a missão de estabelecer canais de comunicação ágeis e eficientes entre a CPTM e seu público

qua, 16/08/2006 - 22h05 | Do Portal do Governo

A média mensal de 900 mil contatos registrados de janeiro a junho pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) foi superada. O segundo semestre começou com um novo recorde: 1 milhão de manifestações acolhidas.
 
Do total de atendimentos registrados, 97% refere-se a prestação de informações diversas, pouco menos de 3% diz respeito aos outros serviços prestados pelo Departamento, como atendimento ao usuário especial (PPD), trabalhador desempregado, achados e perdidos, bilhete escolar, vale-transporte e outros. As reclamações representam apenas cerca de 0,03%, segundo Carvalho.

Todas as solicitações e providências são registradas e servem de subsídios para a Companhia aperfeiçoar seus serviços principalmente nos quesitos atendimento, regularidade, segurança pública operacional, conforto, utilidade, rapidez, preço, confiabilidade e segurança operacional.
 
O Departamento mantém postos fixos nas estações Brás, Barra Funda, Luz, Santo André, Guaianazes, Santo Amaro e Francisco Morato, sendo que no Brás e na Barra Funda, onde circulam diariamente cerca de 550 mil pessoas, a demanda exige duas unidades de atendimento em cada uma. Além do atendimento pessoal, o SAU disponibiliza outros canais de comunicação, igualmente eficientes: telefone com número para discagem gratuita (0800), Internet (e-mail) e formulários específicos para registro de manifestações.
 

Histórico
O SAU foi criado em 1999 com a missão de estabelecer canais de comunicação ágeis e eficientes entre a CPTM e seu público. A atuação da equipe foi ampliada e hoje, além da prestação de serviços, desenvolve atividades para fortalecer os laços com a comunidade, como os programas Relações com a Comunidade (canal de discussão com os cidadãos sobre o que eles esperam da CPTM) e Usuário do Amanhã, que acompanha grupos de alunos e professores de escolas públicas e particulares da Região Metropolitana de São Paulo, em visitas monitoradas à empresa.
Da CPTM