CPTM: Rumos do setor ferroviário serão discutidos na Capital

Seminário será realizado nos dias 7, 8 e 9 de novembro

dom, 05/11/2006 - 15h34 | Do Portal do Governo

A 9ª edição do evento Negócios nos Trilhos 2006, o maior do gênero na América Latina, marcado para os dias 7, 8 e 9 de novembro, no Pavilhão Verde do Expo Center Norte, em São Paulo, terá a participação da CPTM.

O presidente da companhia, Mário Bandeira, será palestrante em dois painéis: um no primeiro e outro no último dia de atividades. Em 7 de novembro, às 16h50, participa do seminário “Novas formas de financiamento do transporte público”, juntamente com Renato Viégas, diretor de Planejamento da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos [STM], Hostílio Ratton, da Fundação COPPETEC, Charles Marot, do BNDES e Cristiane Aché, da Alstom Brasil.

Já no encerramento, em 9 de novembro, às 9 horas, Bandeira falará sobre os planos de negócio das operadoras metropolitanas, ao lado de Renato Viégas, João Luiz Dias, diretor-presidente da CBTU e Gerson Toller, diretor da Revista Ferroviária.

O secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, participa da abertura do seminário Negócio nos Trilhos, às 9 horas, ao lado do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e dirigentes de órgãos e empresas ligadas ao setor metroferroviário.

Ao longo dos três dias do evento, promovido pela Revista Ferroviária, dirigentes das empresas operadoras de carga e passageiros vão apresentar, no período da manhã, resumo dos resultados obtidos em 2006 e os planos de investimento para 2007.

À tarde haverá painéis técnicos sobre as principais questões relativas aos equipamentos das ferrovias. Simultaneamente ao seminário, será realizada a feira Negócios no Trilhos 2006, com a participação dos fabricantes de material de transporte de passageiros e de carga do Brasil e exterior.

Incentivo à tecnologia

Os trabalhos dos engenheiros da CPTM Synesio Pinheiro e Otavio Ferreira de Almeida estão entre os 12 finalistas do III Prêmio Alstom de Tecnologia Metro-ferroviária, cujo vencedor será conhecido na abertura do evento, no dia 7 de novembro, às 9 horas. Independente do resultado, ambos apresentarão seus estudos no dia 9 de novembro, das 9 às 11 horas.

Intitulado Utilização de Pára-brisas de Policarbonato em Cabinas de Trens Unidade, o trabalho de Synésio Pinheiro propõe a substituição dos atuais pára-brisas de vidro das cabines de condução por um material fabricado em policarbonato especial, o mesmo utilizado em aviões. Já o estudo Controle de Demanda Elétrica no Sistema Metro-ferroviário, de Otavio Ferreira de Almeida, visa a criar uma maneira eficiente de evitar as ultrapassagens de demandas elétricas, o que ocasiona multas elevadas dentro do Mercado Livre de Energia, adotado pela companhia desde março de 2005. 

Da CPTM

C.A.