CPTM revitaliza trens também das Linhas D e C

O programa inclui serviços de caldeiraria (tratamento e solda) e substituição de chaparias, entre outros

qua, 02/05/2007 - 19h58 | Do Portal do Governo

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) promove um programa de revisão geral (RG) e recuperação dos trens da série 2.100, que circulam nas Linhas D (Luz-Rio Grande da Serra) e C (Osasco-Jurubatuba). No momento, duas composições, de seis carros cada, passam por completa revitalização, na Oficina Roosevelt (próximo à Estação Brás).

Em operação desde 1998, as unidades estão entre as que reúnem as melhores condições de conforto na frota da CPTM, possuindo ar-condicionado, bancos anatômicos, vidros com proteção solar, música ambiente, entre outros. A chamada “RG” é o tipo de intervenção mais pesada e complexa, e o último do ciclo de manutenções já realizados nessas composições.

O programa inclui serviços de caldeiraria (tratamento e solda), substituição de chaparias, recuperação de estruturas, pintura, bem como a troca e reforma de bancos, janelas e portas. São executados, ainda, trabalhos de desmontagem, revisão, restauração ou substituição de componentes e equipamentos, entre eles motores de tração, ar-condicionado e sistemas de freios.

A entrega desses quatro trens será feita gradativamente até a primeira quinzena de junho. Ao todo, haverá a revisão geral de nove trens, de seis carros, mais seis trens, de três carros, (72 carros no total), o que representa 50% da frota da série 2.100. Desses, sete trens, de seis carros, já voltaram a circular na Linha D totalmente revisados e revitalizados e outras três unidades, de três carros, na Linha C.

Até o mês de agosto, mais duas composições – uma de seis carros (Linha D) e outra de três (Linha C) – serão revitalizadas, finalizando o programa atual. No entanto, a CPTM já está elaborando estudos com vistas à contratação dos serviços para o restante da frota da série 2.100 (mais 72 carros), até o fim do ano.

Itens revisados

Na parte de calderaria, há substituição de toda a chaparia abaixo da linha da janela, que recebe tratamento e solda. Também são inspecionadas todas as estruturas do trem (colunas, longarinas, etc), para a verificação de possíveis áreas danificadas. Em função das resistências elétricas que promovem a degradação das coberturas, os tetos dos carros-motores, passam por restauração.

Na parte das portas, foram feitas modificações do sistema de drenagem a fim de aumentar a vida útil dos componentes e peças. O sistema de acionamento de portas é desmontado e revisado (motores, fusos, cartões eletrônicos, sistema de abertura de emergência). Da mesma forma, ocorre a retirada e recuperação das folhas (pintura e remoção de vidros de policarbonato para recuperação).

Entre os equipamentos removidos para revisão estão as válvulas do sistema de freio (KBR, RLV, antibloqueio), motores de tração, pantógrafos, truques, chaves de linha, disjuntores principais, ar-condicionado (desmontagem, revisão e substituição de peças e fluidos). O painel de comando do ar-condicionado também é levado para uma bancada de testes para análise dos relês, comandos e disjuntores.

A fim de assegurar a devida isolação das correntes elétricas, os bancos de resistências na cobertura dos carros-motores são retirados para limpeza. As revisões incluem, ainda, o de ATC (Automatic Train Control – trata-se do sistema de sinalização de bordo para o maquinista).

Na parte interna dos carros, houve a desmontagem dos revestimentos, além da retirada de material termo-acústico, que é inspecionado e as peças, eventualmente, trocadas. As equipes de manutenção também substituíram a lateral dos pisos e os demais locais danificados. As partes internas foram pintadas. Todos os assentos preferenciais receberam pintura na cor amarela e os bancos quebrados foram trocados.

Cerca de 100 operários do consórcio Consmac, que reúne as empresas Alstom, CAF, Bombardier, Temoisa, T’Trans e Tejofran, trabalham no Programa de Revisão Geral dos trens série 2.100, sob a supervisão do Depto. de Manutenção, da Gerencia de Manutenção do Material Rodante da CPTM.

Da CPTM