CPTM reforça esquema de segurança para jogos de futebol do fim de semana

Intenção é garantir a tranquilidade e o conforto dos usuários

sáb, 12/02/2011 - 14h00 | Do Portal do Governo

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) vai operar em esquema especial de segurança, neste domingo, 13, devido às partidas entre os times Portuguesa e São Paulo, às 17h, no Canindé, e Paulista e Corinthians no estádio Jayme Cintra, em Jundiaí, pela 8ª rodada do Campeonato Paulista.

Para garantir a tranquilidade e o conforto dos usuários, a operação contará com número maior de agentes de segurança, ações preventivas de revista e monitoramento por câmeras nas estações.

Além do quadro efetivo, haverá reforço de agentes nas estações de maior fluxo de embarque e desembarque, nas estações mais próximas dos estádios, bem como nas estações de transferência. A ação preventiva de abordagem e revista pessoal será feita nos casos suspeitos, a fim de se averiguar o porte de materiais que possam ser utilizados como armas.

O efetivo normal do final de semana receberá reforço de Agentes de Segurança, além do permanente monitoramento interno das  estações, executado pela Central de Monitoramento de Segurança,  com o auxílio de mais de 1.500 câmeras, distribuídas em pontos estratégicos do sistema. Outra ação preventiva será a realização de escolta dos torcedores que viajam em grupos, visando evitar conflitos no caso de encontro entre torcidas de times adversários.

Esses esquemas especiais de segurança estão integrados com as Polícias Militar e Civil e com o Metrô, cujas rotinas foram  implantadas à vários anos, com o intuito de inibir a violência, o vandalismo e garantir a proteção dos passageiros em eventos de grande porte.

Da CPTM