CPTM reduz em 22% consumo de água

Uso racional da água tem ocorrido em todas as dependências da companhia

qui, 22/03/2007 - 17h05 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira (22), Dia Mundial da Água, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM), comemora a sucessiva redução no consumo de água nos últimos três anos. Os 667.313 metros cúbicos gastos em 2004 passaram para 522.253 m3 no ano passado, o equivalente a 22% de queda. Em 2005, foram contabilizados 623.220 m3, 16,2% menor que o total de 2006.

O uso racional da água tem ocorrido em todas as dependências da companhia, que incluem, entre outros, 87 estações, pátios, oficinas de manutenção e prédios administrativos, distribuídos por 22 municípios. Diversas ações têm sido implementadas nesse sentido.

Em uma iniciativa pioneira no setor metroferroviário, a CPTM incluiu sistemas de captação e reutilização das águas das chuvas em todos os seus projetos de modernização das estações existentes (um total de 53) e construção de novas unidades. Essa água será reaproveitada na limpeza, em bacias sanitárias (vasos e mictórios) e serviços de jardinagem.

O dispositivo consiste em um grande reservatório na cobertura das estações, de 30 m3 em média, tubulação independente para encaminhar a água captada para um reservatório de amortecimento e depois para um outro reservatório de reaproveitamento, onde será feita adição de cloro para desinfecção.

Controle

Com relação às estações em operação, já existe freqüente fiscalização dos sanitários públicos e de empregados, para evitar o desperdício, acompanhamento da limpeza das plataformas e áreas operacionais, otimizando o tempo na lavagem, e implantação de água de reuso das pias para os mictórios em algumas unidades. A CPTM ainda está instalando torneiras temporizadas, fazendo a manutenção preventiva na regulagem das válvulas automáticas de descarga e acompanhando diariamente o consumo de água.

No tocante à manutenção das instalações, a CPTM tem feito constantes inspeções, em especial às tubulações mais antigas, em pátios e oficinas, providenciando imediatamente a troca de tubos quando é identificado qualquer tipo de vazamento.

O uso racional da água também é uma preocupação constante das equipes de manutenção dos trens e locomotivas, configurando-se em um dos seus principais itens de gestão. O programa de redução de despesas com água nessa área tomou fôlego com o acompanhamento do consumo por meio de leitura direta dos medidores instalados em todos os abrigos e oficinas.

Com o controle mensal e a análise dos resultados, também foi possível realizar um trabalho conjunto entre as áreas dos abrigos e oficinas e manutenção de edificações, para eliminar pontos de vazamento e desperdícios.

Escassez

Hoje é comemorado do “Dia Mundial das Águas”, estabelecido pela ONU em 1993. A Lei n.º 10.670, de 14 de maio de 2003, instituiu o Dia Nacional da Água na mesma data. Este dia é dedicado a atividades que promovam a conscientização da população, organização de eventos relacionadas à conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos e a implementação das recomendações da Agenda 21.

Em diversos lugares do planeta, milhares de pessoas já sofrem com a escassez de água, bem precioso e insubstituível, essencial à vida. Estima-se que, no futuro, poderá haver uma guerra em busca de água potável. O Brasil possui 11,6% de toda a água doce do planeta e o maior rio do mundo – o Amazonas – e o maior reservatório de água subterrânea do planeta – o Sistema Aqüífero Guarani.

Da Assessoria de Imprensa CPTM

 

(AM)