CPTM: recebeu prêmio Melhor Operadora de Passageiros do Brasil

Prêmio foi entregue na noite de terça-feira e dedicado aos funcionários pelo presidente da empresa Mário Bandeira

qua, 22/02/2006 - 19h56 | Do Portal do Governo

O prêmio de “Melhor Operadora de Passageiros do Brasil”, concedido à CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), foi recebido pelo presidente Mário Bandeira, que o dedicou aos 5.827 funcionários da empresa: “Esse é o resultado do trabalho do nosso pessoal, que acredita na essência da prestação de um serviço de qualidade e se esforça para isso”. A cerimônia de entrega foi realizada na noite de terça-feira (21), no Grand Hyatt Hotel.

Criado pela publicação especializada no setor e julgado por seu Conselho Editorial, o Prêmio Revista Ferroviária foi entregue às empresas do segmento que se destacaram em todo o Brasil em 2005. A CPTM foi escolhida pelo expressivo aumento no número de passageiros transportados no ano passado e pelo Projeto Integração Centro, entre as estações Luz, Brás e Barra Funda. Para se ter uma idéia, 390 milhões de pessoas passaram pelo sistema, um recorde em sua história.

Compareceram a premiação inúmeras autoridades como o secretário da Política Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes, José Augusto Valente; o secretário Estadual de Transportes, Dario Rais Lopes; e secretário de Estado de Transportes Metropolitanos (STM), Jurandir Fernandes. Da CPTM, além do presidente, também prestigiaram o evento, o diretor de Operação e Manutenção, José Luiz Lavorente, a assessora da Presidência, Maria Felisa Gallego, o diretor administrativo-financeiro Antonio Kanji Hoshikawa, a chefe de Gabinete da Presidência, Henriqueta Porto, o diretor de Engenharia e Obras, Silvio Motta Pereira, e o gerente de Manutenção de Instalações Fixas, Evaldo dos Reis Ferreira.

Ano decisivo

Representando o governador Geraldo Alckmin, o secretário Jurandir Fernandes entregou o prêmio ao presidente da CPTM, Mário Bandeira, e destacou que São Paulo tem dado exemplo na revigoração do transporte de passageiros sobre trilhos. “Na Região Metropolitana de São Paulo é realizado 75% do transporte metroferroviário do Brasil. Desde 1995, foram investidos US$ 2,04 bilhões na modernização de 60 km e 418 carros da ferrovia e do Metrô. E neste ano, serão investidos mais R$ 2 bilhões”, afirmou.

Durante o evento, Fernandes assinou o Termo de Cooperação entre a STM e a Agência de Desenvolvimento de Trem (AD Trem), representada por seu presidente Guilherme Quintela e pelo vice-presidente Gerson Toller-Gomes, diretor executivo da Revista Ferroviária. O objetivo é apoiar os projetos de trens de passageiros intermunicipais existentes no Estado de São Paulo, a exemplo do Trem de Guarulhos, Expresso Aeroporto e Expresso Bandeirante, que ligará São Paulo a Campinas.

BNDES

Para o superintendente da área de infra-estrutura do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), João Carlos Cavalcante, este é um ano importante para o crescimento sustentável do setor, com a retomada da indústria de materiais ferroviários, expansão da malha ferroviária e eliminação dos gargalos. “Para isso, haverá prioridade na liberação de crédito ao segmento”, disse Cavalcante.

Vencedores 2005

O presidente da MRS, Júlio Fontana Neto, foi eleito o “Ferroviário do Ano” e a Brasil Ferrovias ganhou o prêmio hors-concours. O BNDES foi considerado o Melhor Agente Financeiro, a Norberto Odebrecht a Melhor Construtora, e a Vetec Engenharia a Melhor Consultoria.

A Estrada de Ferro Carajás foi escolhida como a Melhor Operadora de Carga. Já a Dataprom recebeu o prêmio na categoria de Criadora de Tecnologia da Informação, enquanto a Randon S/A ficou com o título de Melhor Indústria. A Petrolog foi reconhecida como a Melhor Operadora Intermodal e a Bunge Alimentos como a Melhor Cliente.

Assessoria de imprensa da CPTM

C.A.