CPTM realiza encontro de empresa do setor metro-ferroviário

Evento acontece entre os dias 3 e 5; anote a programação

seg, 01/09/2008 - 15h24 | Do Portal do Governo

Empresas do setor metro-ferroviário com representação em todo o país como a CPTM, Metrô-SP, Metrô-RJ, Metrô-BH, Metrô Supervia, e regionais da CBTU, entre outras, se reúnem entre os dias 3 e 5 para trocar experiências e discutir problemas e soluções para as áreas de operação e manutenção do transporte sobre trilhos.

Pela primeira vez, a CPTM organiza o 21º GPAA (Grupo Permanente de Auto Ajuda) e o 7º encontro do Grupo de Trabalho de Operação, ambos ligados à Abraman (Associação Brasileira de Manutenção). O  evento acontecerá  no   Centro de Formação Profissional Engº James C. Stewart,  da GRH,  na Lapa.

“Há ,  por parte do GPAA e do GT Operação, uma forte expectativa devido aos encontros serem realizados  no Centro de Formação Profissional da CPTM, considerando  a estrutura de laboratórios e simuladores específicos ferroviários”, comenta o diretor do CFP Eng° James C. Stewart, Ivan Moreno.

Nas reuniões do GPAA, serão discutidos assuntos relacionados à via permanente, como aparelhos de mudança de via (trincas e anomalias, recuperação de jacarés e agulhas estendidas) e esmerilhamento de via corrida (métodos  preventivos, periodicidades e testes).

Já no encontro do GT Operação , a pauta envolve a comunicação no âmbito operacional, principalmente nos momentos em que são definidos planos de ações para as manutenções que requer cortes de energia, manutenção de vias etc. Na ocasião, serão apresentados os procedimentos adotados pelo CIM (Centro de Informação da Manutenção) da CPTM.

Estão previstas também visitas técnicas à Alstom,  durante  as  quais as empresas conhecerão os processos de fabricação e desenvolvimento dos seus produtos (trens, sistemas de sinalização, energia e telecom). O grupo também passará pelo CCO do Brás para conhecer a complexidade da circulação ferroviária.

Programação:

Dia 3: 14h às 15h – Visita ao Centro de Controle Operacional da CPTM – Brás.

16 às 18h – Visita ao Centro de Formação Profissional da CPTM – Lapa.

Dia 4 – 08h às 18h – Reunião Interna GPAA  e GT Operação no Centro de Formação Profissional da CPTM – Lapa.

Dia 5 – 08:00h às 16:00h – Visita Técnica às Unidades da ALSTOM – Lapa e Bandeirantes.

Representando a CPTM no evento estarão a Diretoria de Operação (DO), a Gerência Geral de Desenvolvimento Organizacional (GRD), a Gerência de Desenvolvimento Organizacional e Recursos Humanos (GRH), o Departamento de Recrutamento, Seleção e Treinamento (DRHT) e o Centro de Formação Profissional (SENAI).

Da CPTM