CPTM: Prorrogado o prazo para entrega dos estudos do Expresso Aeroporto

Nova data é 27 de abril de 2007

seg, 18/12/2006 - 12h49 | Do Portal do Governo

Devido à quantidade de manifestações de esclarecimentos recebidos pela empresa sobre a PPP (Parceria Público-Privada) do Projeto Trem de Guarulhos e Expresso Aeroporto, a STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) prorrogou de 18 de dezembro de 2006 para 27 de abril de 2007 o prazo para entrega dos estudos do projeto.

Como conseqüência, também a data de recebimento de perguntas e esclarecimentos passou de 24 de novembro deste ano, para 28 de fevereiro de 2007. Mais informações podem ser obtidas no site da empresa: www.cptm.sp.gov.br. Até o momento foram recebidas 117 solicitações.

O projeto

As novas vias poderão ser construídas em paralelo à Linha F (Brás-Calmon Viana), com o uso parcial da faixa patrimonial, sem necessidade de grandes impactos desapropriatórios no trecho entre Brás e Engenheiro Goulart.

Essas vias serão compartilhadas pelo Trem de Guarulhos, que atenderá a demanda diária de transporte entre a Capital e o município de Guarulhos, e o Expresso Aeroporto, com características diferenciadas, que partirá de uma estação central, prevista inicialmente em Barra Funda ou Júlio Prestes, podendo ser sugerido pela iniciativa privada outro local, entre as estações Barra Funda e Brás. Estuda-se a possibilidade do serviço incluir o check-in.

Segundo estimativa da CPTM, o Trem de Guarulhos terá capacidade para atender a demanda diária inicial de 106 mil usuários, com tempo de deslocamento de 15 minutos entre suas três estações. Uma a ser construída próxima ao Conjunto Habitacional Zezinho Magalhães – CECAP, outra, intermediária, na Estação Engenheiro Goulart [Linha F], que passará por modernização, e no Brás, que ganhará novas plataformas e fará integração gratuita não só com as demais linhas da CPTM, mas também com o Metrô.

Já o Expresso Aeroporto ligará a região central de São Paulo diretamente ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, com expectativa de transportar cerca de 20 mil pessoas por dia, em aproximadamente 20 minutos. Serão 31 km percorridos com velocidade entre 80 e 100 km/h.

Da CPTM