CPTM promoverá ação para orientar fumantes sobre os riscos do cigarro

Pacientes passarão por avaliação do grau de dependência em relação à nicotina e os interessados em deixar de fumar, serão indicados para locais de tratamento

ter, 27/05/2014 - 21h02 | Do Portal do Governo

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) promoverá, na próxima quinta-feira, 29, na Estação da Luz, uma ação para orientar os fumantes sobre os riscos do cigarro. A atividade, parceria da Companhia com o Cratod (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas), antecipa a o Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado no dia 31 de maio.

Serão realizados exames como a monoximetria, que mostra o índice de monóxido de carbono no organismo, cálculo do IMC (índice de massa corporal) e rastreamento de lesões na cavidade bucal. Os pacientes também passarão por uma avaliação do grau de dependência em relação à nicotina e quem quiser iniciar o tratamento será encaminhado para locais de atendimento no SUS.

A campanha acontece entre 10h e 15h e aproximadamente 15 profissionais de saúde de diversas especialidades, como nutricionistas, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos e dentistas, realizarão o atendimento por ordem de chegada. No local também serão distribuídos folders contendo informações sobre os malefícios do cigarro e orientações para aqueles que desejam parar de fumar.

SERVIÇO
Dia Mundial Sem Tabaco
Dia 29 de maio, das 10h às 15h
Estação da Luz (CPTM) – saguão do piano (área livre)

Do Portal do Governo do Estado