CPTM promove mais uma etapa da operação Frente contra a Dengue

Agentes da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, que integram a megaoperação de limpeza "Frente contra a Dengue", saem a campo nesta sexta-feira

qui, 08/11/2007 - 15h59 | Do Portal do Governo

A iniciativa tem o objetivo de recolher todo tipo de material reciclável, como garrafas pet, copos plásticos e pneus, jogados ao longo dos mais de 250 km de vias da companhia e que podem se transformar em potenciais criadouros do mosquito transmissor da dengue.

 

Nesta oportunidade, serão percorridos os seguintes trechos, entre 9 e 15 horas:

 

Linha A (Luz – Francisco Morato): entre as estações Luz e Barra Funda,

 

Linha B (Júlio Prestes – Itapevi): entre as estações Imperatriz Leopoldina e Pres. Altino,

 

Linha D (Luz – Rio Grande da Serra): entre as estações Capuava e Mauá,

 

Linha E (Luz-Estudantes): entre as estações Brás Cubas e Mogi das Cruzes,

 

Linha F (Brás-Calmon Viana): entre as estações Manoel Feio e Itaim Paulista,

 

A megaoperação vem se repetindo, ao menos uma vez por semana, desde março, ao longo de vários pontos do sistema. Desde então, já foram coletados 8.979 sacos de cem litros, entre eles, 1.456 com material reciclável (copos e garrafas de plástico), alem de 184 pneus. Todo o material reaproveitável recolhido é armazenado e posteriormente doado a cooperativas de reciclagem e coleta seletiva de lixo.

 

Números da doença

 

Segundo o balanço da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o número de casos de dengue em São Paulo, neste ano, já é três vezes maior que o registrado em 2006. Para se ter uma idéia, a capital registrou até agora 2.358 casos da doença contra 466 no ano passado.

 

O estado de São Paulo vive o maior surto de dengue dos últimos anos. De janeiro a agosto deste ano, foram apontados 62.221 casos, ou seja, 24% a mais do que o total registrado em 2006, com 50.027 casos. Para efeito de comparação, neste ano há 20% a mais de pessoas infectadas do que em 2001, quando o estado computou 51.668 casos, até então, o maior número na história.

 

Da Cia. Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM

 

(S.M.)