CPTM promove concurso público para Aluno Aprendiz

Serão 48 novas vagas, inscrições devem ser feitas pela internet

seg, 05/11/2007 - 10h19 | Do Portal do Governo

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) está com inscrições abertas de Concurso Público para o preenchimento de 48 vagas de Aluno Aprendiz, até 4 de novembro. Os interessados devem ser nascidos entre 01/02/1986 e 01/02/1991 e possuir o Ensino Médio completo. A idade máxima prevista não se aplica aos portadores de necessidades especiais.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente no site da Fundação Conesul de Desenvolvimento – www.conesul.org – empresa responsável pelo processo de seleção. Após a efetivação da mesma, o candidato deverá imprimir o boleto e efetuar o pagamento da taxa de R$ 11,30 em qualquer agência bancária. Para quem fizer a inscrição entre os dias 2 e 4, o pagamento deve ser efetuado no primeiro dia últil subseqüente (05/11).

Não poderão inscrever-se alunos de cursos técnicos ou de aprendizagem industrial do SENAI, do Centro de Formação da CPTM ou ex-alunos dessa unidade.

Das vagas oferecidas, 32 são para Técnico em Sistemas Eletroeletrônicos de Transporte sobre Trilhos. As 16 restantes são para a formação de Técnicos em Sistemas Mecânicos de Transporte sobre Trilhos.

Os cursos têm duração de 24 meses e compreendem a fase escolar, com aulas das 7h às 16h e o estágio, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira em ambos os casos. No primeiro ano a remuneração dos alunos é de um salário mínimo e durante o segundo ela passa a ser de um salário e meio. 

Prova

A prova de conhecimentos teóricos será realizada no dia 25 de novembro, em horários e locais que serão divulgados posteriormente. Ela será composta de 40 questões (20 de português e 20 de matemática) que valem, cada, 2,5 pontos, perfazendo um total de 100 pontos. Os testes serão alternativos, sendo que das cinco respostas, somente uma estará correta. 

Será considerado aprovado o candidato que obtiver, no mínimo, 50% de acertos – desde que não zere em nenhuma das disciplinas. Para a avaliação do perfil profissional, serão convocados os classificados na prova de conhecimentos teóricos na proporção de três candidatos por vaga. 

Em ordem decrescente, os aprovados na fase de avaliação do perfil serão convocados para realizar os exames médicos. O edital completo pode ser consultado nos sites da Conesul e da CPTM www.cptm.sp.gov.br

Internet gratuita

Para quem não tem Internet em casa, a CPTM possui 12 postos do Acessa São Paulo, que oferecem acesso à rede mundial de computadores e serviço de impressão gratuitos. Eles estão localizados nas estações Socorro, Granja Julieta e Pinheiros, na Linha Esmeralda, Barra Funda, por onde passam as linhas A/B/C, Tatuapé, na Linha E, Itaim e São Miguel, na linha F, Mogi das Cruzes, Dom Bosco e José Bonifácio, na Linha E, e Piqueri, na Linha A.

Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos

(M.S.)