CPTM promove atividades nas estações no Dia Mundial de Combate às Drogas

Ações fazem parte do Programa Qualidade de Vida desenvolvido pela Companhia

ter, 26/06/2001 - 14h55 | Do Portal do Governo

Para comemorar Dia Mundial de Combate às Drogas, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, está promovendo nesta terça-feira, dia 26, uma série de ações simultâneas em várias estações, com o objetivo de conscientizar usuários e funcionários sobre o perigo das drogas.

A iniciativa faz parte do Programa Qualidade de Vida, que engloba vários projetos, como o Programa de Tratamento no Abuso de Álcool e Drogas, coordenado pela psicóloga Zeli de Lima Junqueira Cardoso. Segundo ela, estão sendo distribuídos dez mil exemplares da revista ‘Crescendo sem Drogas’ nas estações Santo Amaro, Osasco, Barra Funda, Brás e Itaquera, escolhidas pelo grande número de passageiros.

Ainda dentro da programação, organizações não-governamentais e grupos de auto-ajuda (como os Alcoólicos Anônimos) também estão nas estações Carapicuíba, Itapevi, Barueri, Jandira, Francisco Morato e Franco da Rocha entregando material informativo e conscientizando as pessoas sobre a importância da prevenção. Nas estações Mogi das Cruzes, Jundiapeba e Brás Cubas este trabalho será realizado também nesta quarta e quinta-feira, dias 27 e 28.

Campanhas são realizadas há sete anos

O Programa de Combate às Drogas da CPTM existe desde 1995. A iniciativa foi criada pela companhia com o objetivo de prevenir, orientar e tratar pessoas com algum tipo de dependência química. Atualmente, cinco grupos de apoio estão sendo acompanhados. Além das reuniões com a participação de grupos como os Alcoólicos e os Narcóticos Anônimos, entre outros, o programa também possui convênio com clínicas especializadas.