CPTM: “Programa Jovem Cidadão” beneficia dezenas de estudantes em 2005

Programa foi implantado em 2004

ter, 10/01/2006 - 16h10 | Do Portal do Governo

O programa “Jovem Cidadão – Meu Primeiro Emprego”, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), consolidou suas atividades no ano de 2005, oferecendo oportunidade de estágio a 265 jovens – estudantes do Ensino Médio da rede pública, com idade entre 16 e 21 anos.

 

O estágio dura, em média, seis meses, mas pode ser prorrogado por mais seis. Além de ser a primeira experiência no mercado de trabalho, essa vivência os prepara para o exercício da cidadania.

 

Os jovens também recebem bolsa-auxílio, vale-transporte, auxílio-alimentação, cesta básica, seguro de vida, acidentes pessoais (providenciado pela SERT – Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho) e gratuidade da passagem no transporte ferroviário para uma rotina de trabalho de quatro horas diárias.

 

Para dar “conta do recado”, eles passam por diversos treinamentos, que variam de acordo com a área de atuação do estágio. A capacitação abrange conhecimentos no campo da mecânica, eletricidade, segurança de trabalho e técnicas de como melhor atender melhor aos usuários.

 

A inclusão desses adolescentes no “Jovem Cidadão – Meu Primeiro Emprego”, indica a responsabilidade social e a participação da CPTM em projetos de humanização e acolhimento. A experiência vem superando das expectativas tanto dos participantes como da companhia.

 

Implantado em 2004 na empresa, a iniciativa é promovida em parceria com a SERT e a Secretaria Estadual da Educação, por meio da FEBEM (Fundação Estadual do Bem Estar do Menor). Em 2006, continuará beneficiando os estudantes.