CPTM: processo informatizado agiliza cadastro de usuários de passe escolar

Até o ano passado, os usuários de bilhete escolar utilizavam as carteirinhas da EMTU

ter, 24/01/2006 - 20h41 | Do Portal do Governo
Desde  segunda-feira, dia 23, as escolas cadastradas pelo Departamento de Atendimento ao Usuário da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) poderão realizar o registro online de alunos e professores para a solicitação das carteirinhas de passe escolar.

Até o ano passado, os usuários de bilhete escolar utilizavam as carteirinhas da EMTU (Empresa Metropolitano de Transportes Urbanos), que deixam de ser aceitas em 2006. Para tornar este processo possível, desde o final de 2005 a empresa vem contatando as escolas e solicitando todo o material necessário ao cadastramento.

Após o recebimento dessa documentação, a CPTM passou a fornecer login e senha para que as escolas pudessem acessar uma área restrita em seu site (www.cptm.sp.gov.br) e realizar o cadastro de alunos e docentes.

Segundo o gerente de informática da companhia, Osvaldo Antonio Pazianotto, “a disponibilização dos serviços beneficiará instituições, alunos e professores que utilizam o bilhete escolar, além de conferir segurança e agilidade às informações”, comenta. 

Como funciona

Com o fornecimento do número do RG e da data de nascimento, alunos e professores poderão imprimir, também no site da empresa, o formulário para requisição da carteirinha, além de acompanhar todo o processo da solicitação – data de cadastramento pela escola, do envio à CPTM, de recebimento, de emissão e liberação de retirada para a escola.

Por determinação da STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos), dois tipos de formulários foram desenvolvidos: um para aqueles que utilizam somente o trem e outro para os usuários de trem e metrô. A diferenciação permitirá o pagamento de apenas uma taxa de emissão da carteirinha, de R$ 6,50. Após o preenchimento da guia e o recolhimento do valor em uma agência do banco Nossa Caixa, a folha deve ser entregue na secretaria da escola, acompanhada dos demais documentos solicitados.

A instituição de ensino tem que agrupar a documentação em lotes que, protocolados com números fornecidos pela CPTM, serão enviados à empresa. Caso também haja utilização do sistema metroviário no deslocamento residência-escola-residência, as fichas seguirão primeiro para o metrô e depois para a CPTM.

Dúvidas ou informações adicionais poder ser esclarecidas com a equipe de suporte ao Bilhete Escolar, na Central de Atendimento ao Usuário, pelo telefone 0800-0550121 ou via e-mail: bilheteescolar@cptm.sp.gov.br 

Assessoria de imprensa da CPTM

C.A.