CPTM: Primeira plataforma de Comendador Ermelino entra em operação dia 17

Plataforma com estrutura de madeira será utilizada enquanto durarem as obras de dinamização da Linha F (Brás – Calmon Viana)

qua, 12/07/2006 - 9h38 | Do Portal do Governo

Está previsto para a próxima segunda-feira, 17 de julho, o início da operação da plataforma provisória número um (sentido centro), na Estação Comendador Ermelino, da CPTM. A estrutura, de madeira, será utilizada enquanto durarem as obras de dinamização da Linha F (Brás – Calmon Viana), no local.

Na mesma data, o funcionamento das salas operacionais, como bilheterias, sanitários públicos e apoio à estação, será realizado em um novo prédio, também provisório. Com a necessidade de deslocamento desse conjunto, a entrada ficará alguns metros adiante da atual.

Com a finalização da cobertura, funcionários da área de cronometria fixam a tubulação de passagem de fios que alimentarão os relógios e o sistema de som da plataforma. A previsão é de que esses equipamentos sejam instalados ainda esta semana.

Paralelamente, as equipes de operários continuam o processo de montagem da passarela que ligará as duas plataformas. Os trabalhos também andam com força total na construção da via permanente que atenderá a nova plataforma.

De acordo com a previsão, a segunda plataforma provisória entrará em operação dia 23 de julho.

Itaim Paulista

A cada dia que passa, novas formas vão surgindo na Estação Itaim Paulista. Os pilares que sustentarão a cobertura do prédio se aproximam dos 15m de altura planejados e a base da parede da plataforma já pode ser vista.

Freqüente usuária da Estação Itaim Paulista, a operadora de telemarketing Rosangela Aparecida de Souza Marcelino acha que a obra ficará muito boa, ao analisar, surpresa, o prospecto do novo prédio. Ela comenta que, além da melhora do Itaim, a construção de Jardim Helena será ótima: “utilizo ônibus ou venho a pé até aqui. Jardim Helena ficará bem mais perto da minha casa”.

João Batista Alves, o chefe da estação, se considera um privilegiado: Itaim Paulista foi seu primeiro posto de trabalho ao entrar na ferrovia, 27 anos atrás. Ele pôde acompanhar as grandes transformações pelas quais passaram o local: “estava aqui quando construíram este prédio, na década de 70, e agora estou de volta para ver mais este trabalho”, comenta.

Visita

Na quarta-feira passada, 5 de julho, a GRM (Gerência de Comunicação e Marketing) lançou um programa de visita monitorada às obras. A idéia é receber, durante o mês de julho, profissionais dos chamados jornais de bairro para conhecer, de perto, os trabalhos que a CPTM realiza na Linha F. Os primeiros profissionais a participar do projeto foram Gisele Donato e Marcio Monteiro, do Metrô News, e Jose Augusto Rocha, da Folha Paulista.

Além da representante da Assessoria de Imprensa, o grupo esteve acompanhado do engenheiro Fernando Acosta, que explicou detalhes e ressaltou o fato de tudo acontecer sem que haja interrupção da circulação. O resultado foi positivo: no dia 06 de julho [quinta-feira] as obras foram capa do Metrô News, rendendo matéria de duas páginas no jornal.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

C.C.