CPTM prepara concessão de área avaliada em R$ 10,5 milhões

Edital será lançado nesta semana; o terreno de 3.600 metros quadrados esrá localizado na Vila Olímpia

qua, 23/07/2008 - 10h07 | Do Portal do Governo

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) lança nesta semana edital para outorga de concessão de uso de terreno de 3.600 metros quadrados, na rua Funchal – Vila Olímpia – uma das áreas mais nobres de São Paulo. Avaliado em R$ 10,5 milhões, é um dos últimos disponíveis na região e conta em seu entorno com o moderno conjunto comercial E-Tower, a Villa Daslu, entre outros.

O concessionário deverá construir edifício comercial de alto padrão e terá 30 anos para administrá-lo, mediante remuneração a CPTM, com possibilidade de renovar a concessão. A expectativa da empresa é que a licitação desperte o interesse dos principais players do mercado imobiliário, uma vez que quase não há mais terrenos, com essa área, disponíveis para novos empreendimentos na região.

“Estamos trabalhando para ampliar os negócios da companhia que gerem receita não operacional”, diz Renato Bellelis, gerente de Marketing e Desenvolvimento de Negócios da CPTM. “A empresa, que foi criada a partir da fusão entre a extinta Fepasa e a CBTU, herdou algumas áreas que não têm como ser aproveitadas pela atividade principal, que é transporte público, mas podem se tornar importantes fontes de renda, como é o caso desse terreno”.

A área de novos negócios também está realizando estudos sobre todo o espaço patrimonial para identificar possibilidades de desenvolvimento de novos projetos priorizando aqueles que permitem integração entre estações e empreendimentos comerciais. O levantamento já identificou cinco imóveis com essas características. “O terreno da rua Funchal é o de maior valor agregado, tanto pela área, como pela localização, e será o primeiro projeto desse tipo realizado pela companhia”, explica Bellelis.

Outras áreas, de menor valor, têm sido concedidas para estacionamentos populares, principalmente as próximas das estações de trem e metrô. A empresa já conta com cinco empreendimentos desse tipo e, nos próximos três meses, abrirá outros quatro, localizados nas zonas leste e oeste da capital e no ABC, em São Caetano.

O edital da concessão da área da rua Funchal deverá ser publicado nos próximos dias e os interessados terão até 30 dias, após a publicação do edital, para apresentarem suas propostas.

Da CPTM