CPTM: Postos do Acessa São Paulo do Brás, Barra Funda e Tatuapé passam a funcionar até às 22 horas

O programa Acessa São Paulo oferece acesso gratuito à internet

seg, 10/04/2006 - 12h18 | Do Portal do Governo

Os postos do Acessa São Paulo nas estações Brás, Barra Funda e Tatuapé da Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos (CPTM) estão com o horário de atendimento ampliado. Agora, funcionam das 9 às 22 horas. No Brás, a média de acessos é de 320 diariamente e 1,3 mil por semana. Na Barra Funda, o volume é de 480 por dia e 2,5 mil semanalmente. No Tatuapé, são 250 usuários por dia, totalizando 1.240 por semana. Os demais infocentros instalados nas estações Piqueri, Socorro, Granja Julieta, Pinheiros, Dom Bosco, José Bonifácio, Mogi das Cruzes, São Miguel Paulista e Itaim Paulista continuam abertos das 8 às 14 horas.

O Programa Acessa São Paulo visa incluir na Internet a população de baixa renda. Conta com 650 mil usuários cadastrados e viabilizou mais de 13,5 milhões de atendimentos. Foram criados 238 infocentros e 109 estão em fase de implantação. Na CPTM, o modelo adotado são os Postos Públicos de Acesso à Internet (Popai). É realizado em parceria com secretarias e órgãos do governo do Estado que têm grande fluxo de pessoas, como empresas de transporte público, que cedem o espaço e contratam os atendentes.

Como utilizar 

O interessado em utilizar os postos nas estações ferroviárias deve preencher uma ficha de identificação no infocentro. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados dos responsáveis. O usuário também deverá assinar um termo de compromisso que proíbe acesso a conteúdo pornográfico, instalação de softwares, prática de pirataria e vandalismo eletrônico.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM