CPTM: Pontos turísticos e cidadania no Projeto Usuário do Amanhã

Será na próxima terça-feira, dia 9

sex, 05/05/2006 - 13h45 | Do Portal do Governo

Os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) são um ótimo meio para acessar diversos pontos culturais e turísticos de São Paulo. Como prova disso, na próxima terça-feira (9), a partir das 10 horas, a garotada do Projeto Usuário do Amanhã visita o Memorial da América Latina, ao lado da Estação Barra Funda.

Dos arredores da estação dá para ver o símbolo do Memorial: a escultura de uma mão com o mapa da América Latina pintado de vermelho na palma que remete sangue a escorrer, lembrando o sofrimento dos povos.

Os alunos da Escola Eliana Andreas de Almeida Souza vão sair de Itapevi para passar algumas horas no espaço, construído na década de 80, para estreitar as relações culturais do Brasil com os outros países latinos.

Além de conhecer o conjunto arquitetônico que abriga exposições e apresentações de dança, teatro e música, os 50 estudantes também vão ficar por dentro da trajetória da CPTM, que neste mês completa 14 anos.

Na quinta-feira (11/05), os alunos da EMEF Raul de Leoni embarcam às 9h30 na Estação da Luz rumo ao Brás para visitar o Centro de Controle Operacional, responsável por cuidar das 27 estações das Linhas E (Brás – Estudantes) e F (Brás – Calmon Viana).

Uma visita à Central de Segurança e à cabine do Expresso Leste, que percorre em 32 minutos o trajeto de 24 quilômetros entre as Estações da Luz e Guaianazes, também estão no roteiro da criançada.

Para finalizar a semana, na sexta-feira (12/05), o pessoal do Colégio Certus sai de Jurubatuba, às 10 horas, para acompanhar a história da empresa enquanto passeiam de trem até a Estação Hebraica – Rebouças, na Linha C (Osasco – Jurubatuba).

Guiados por monitores, as turmas são alertadas sobre a forma de embarque e desembarque, como acessar os bloqueios, acionar a segurança e manter a higiene do transporte.

Para complementar as atividades, durante o passeio, os jovens recebem gibis ilustrados que tratam de temas diversos como meio ambiente e vandalismo, além do mapa de linha que ajuda na familiarização com o trajeto dos trens e com as estações que cortam 22 municípios ao todo.

A entidade que quiser participar do projeto basta telefonar para 3226-4353/ 4354 ou enviar um e-mail para usuário.amanha@cptm.sp.gov.br.

Assessoria de imprensa da CPTM

C.A.