CPTM: Pintura abstrata nos muros da companhia evita pichações

Projeto é resultado de uma troca de experiência profissional com a Dersa, onde é desenvolvido trabalho semelhante para combater a pichação

sex, 05/01/2007 - 12h58 | Do Portal do Governo

Quem viaja pela Linha A da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) até as Estações Júlio Prestes, Barra Funda, Água Branca e Piqueri vê uma pintura curiosa nos muros próximos às plataformas: uma seqüência de bolinhas pretas pintadas sobre um fundo branco. A estratégia, simples, mas eficaz, visa inibir a ação de vândalos que não resistem à tentação de registrar suas marcas nas grandes áreas livres da cidade com tinta spray, proliferando a poluição visual.

O projeto é resultado de uma troca de experiência profissional com a Dersa – Desenvolvimento Rodoviário S.A, onde é desenvolvido trabalho semelhante para combater a pichação. Luiz Donizete Pires, técnico de Campo da Frente de Trabalho, que conheceu a solução implantada pela empresa, explica que a mecânica da ação é reduzir as áreas livres com a impressão seqüencial de figuras geométricas – no caso, círculos – em espaços curtos e de cor que contraste com o fundo. “É simples, de baixo custo, mas muito eficaz”, afirma Pires. “Ao mesmo tempo em que deixamos uma visão agradável aos usuários, cortamos despesas com limpeza dos muros”.

Na CPTM, o projeto começou de forma experimental pela Estação Barra Funda e estendido, posteriormente, aos muros das estações Júlio Prestes, Água Branca e Piqueri. Uma equipe formada por bolsistas da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), supervisionados pelo engenheiro Arnaldo Rodrigues Filho, criaram moldes simétricos para a pintura das figuras e realizaram o trabalho. O projeto continua em desenvolvimento.

Grafite: um forte aliado

Mas não é novidade o uso do grafite pela CPTM no combate à poluição visual. Desde 2001, quando o artista Bonga grafitou uma imagem na Estação Domingos de Moraes (Linha B) em homenagem ao ex-goverandor Mário Covas, a empresa disponibiliza espaços para artistas expressarem sua arte, por meio de parcerias. É o Projeto Grafite, coordenado pelo Departamento de Comunicação e Marketing, que, além de transformar a ferrovia numa galeria de arte moderna e popular a céu aberto, visa colaborar com a inclusão social dos adolescentes, que aprendem a técnica nas instituições parceiras da CPTM, e preservar o patrimônio da própria população – trens e estações – das ações de vandalismo como a pichação.

Entre as ações desenvolvidas por esse projeto, estão 30 horas de grafite no muro da estação Domingos de Morais, 50 metros de extensão na Brás Cubas, feita por 20 artistas, Expresso Arte desenvolvido nas Estações Lapa e Ipiranga.

A mais recente obra em grafite exibida pela empresa foi em um trem alemão, série 3000, da Linha C (Osasco-Jurubatuba), criada pelos artistas OsGemeos, Ise, Nina e Nunka. O evento foi resultado de uma parceria com o Itaú Cultural e vista por mais de 100 mil usuários por dia, entre outubro e dezembro de 2006.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

 

(AM)