CPTM: Pesquisa de avaliação dos serviços indica melhorias

Passou de 55% para 67% o percentual dos que consideram os serviços “excelentes e bons”, entre 2002 e 2005

sáb, 09/12/2006 - 12h39 | Do Portal do Governo

Pesquisas internas realizadas em 2002 e 2005 pela CPTM com os seus usuários apontam para uma evolução na aprovação geral das seis linhas do sistema. O número de passageiros que consideram os serviços “excelente e bom” passou de 55% para 67%, segundo a última Avaliação dos Atributos de Serviços – 2005.

Diferentemente da Pesquisa de Imagem dos Transportes na Região Metropolitana de São Paulo, promovida anualmente pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), que indica queda na avaliação dos trens em 2006, o estudo da CPTM avalia 40 aspectos relativos à qualidade do serviço oferecido à população.

No caso da ANTP, o levantamento é feito junto à população da Grande São Paulo, usuária ou não dos meios de transporte. Como o objeto do estudo é a imagem que se tem dos diversos modais, fatores como a influência da mídia, a falta de experiência com o modal e as próprias imagens remanescentes da precariedade do serviço ferroviário do passado, acabam interferindo nos resultados. Isso explica a diferença de resultado entre as pesquisas.

As entrevistas da última pesquisa da CPTM ocorreram em diferentes horários de operação dos trens e estações. Foram ouvidas 2.465 pessoas nas estações das seis linhas do sistema: A (Luz – Francisco Morato), D (Luz – Rio Grande da Serra), B (Julio Prestes – Itapevi), C (Osasco – Jurubatuba), E (Luz – Estudantes) e F (Brás – Calmon Viana), o equivalente a cerca de 400 entrevistas por linha.

Os impactos decorrentes da implementação do Bilhete Único, a partir de dezembro do ano passado, ficaram fora dessa aferição. Vale lembrar que, além do aumento de demanda provocado pelo BU, a CPTM já vinha registrando sucessivos recordes de passageiros transportados, atraídos, em boa parte, pela melhoria na qualidade dos serviços. Para se ter uma idéia, atualmente, os intervalos entre composições são de seis minutos nos horários de pico no Expresso Leste e na Linha C, e sete minutos nas demais linhas.

A maior curiosidade na queda da satisfação geral apontada pela pesquisa da ANTP é que ela é atribuída ao Expresso Leste, um dos melhores serviços da CPTM. Oferecido desde maio de 2000, este serviço é atendido por 30 trens novos, com ar-condicionado, bancos anatômicos e vidros com filtro solar, bem como estações modernas com itens de acessibilidade.

Vale ressaltar que trens com estas mesmas características, que não são encontradas em outros modais, também circulam nas Linhas C (Osasco-Jurubatuba) e D (Luz-Rio Grande da Serra).

Segundo os usuários da CPTM, o Expresso Leste apresenta aprovação acima de 70%, contra 48% da atual pesquisa da ANTP. Para a CPTM, o que pode explicar esses números é o fato dos passageiros dessa linha já  estarem acostumados com os menores intervalos do sistema, trens e estações mais modernas e agora exigirem mais vantagens.

Ainda de acordo com a aferição da CPTM, dos 1,5 milhão de usuários transportados diariamente, 86% utilizam as composições exclusivamente para chegar ao trabalho, percorrendo em média 21,1 km sobre os trilhos da companhia. Aproximadamente, 89% dos passageiros consomem pelo menos uma hora até seu destino final.

A empresa vem investindo na modernização de seus sistemas de sinalização, energia e controle de tráfego, manutenção, aquisição de novos trens e recuperação de outras unidades, reforma e modernização de estações, entre outros. Foram mais de US$ 1,6 bilhão desde 1995.

Da CPTM