CPTM: Peça “Solenidade” será apresentada no Espaço Cultural Brás

Usuários de trem poderão assistir à peça de graça

seg, 27/11/2006 - 16h07 | Do Portal do Governo

Nos dias 30/11 e 07/12 os usuários de trem poderão assistir à peça “Solenidade”, no Espaço Cultural Brás. A obra narra a trajetória do poeta recifense Solano Trindade, um dos símbolos da cultura afro-brasileira no país, e tem como base principal o trabalho “Cantares ao meu Povo”.

A produção é composta por elementos que nos ajudam a resgatar as raízes dos povos e a cultura popular, expressos através de várias técnicas de dança contemporânea.

A produtora Gal Martins pretende proporcionar uma intervenção direta com o público e, por isso, escolheu a estação de trem como cenário para as apresentações. Para ela, um dos pontos mais importantes da peça é a encenação do poema “Tem gente com fome”, escrito por Solano através da janela de um trem da cidade do Rio de Janeiro.

As exibições são gratuitas e abertas ao público em geral.

O poeta simplista

Solano Trindade nasceu em 24 de julho de 1908, no Recife. Cresceu em contato com tradições culturais e folclóricas brasileiras. Tornou-se poeta e enfrentou o preconceito nas artes.

O artista mudou para Embú das Artes, em São Paulo, onde pôde contribuir para a construção da identidade cultural da mesma. Hoje, sua filha, Raquel Trindade, dá continuidade ao trabalho do pai através do Teatro Popular Solano Trindade.

CPTM a favor da arte

A CPTM é uma empresa de transporte público sobre trilhos, do Governo do Estado de São Paulo. Atua em 22 municípios da região metropolitana transportando, diariamente, 1,4 milhão de pessoas.

Em busca de novas vias de acesso à cidadania e à melhoria da qualidade de vida da população, a CPTM lança mão de convênios e parcerias com artistas, institutos, entidades, Ongs e prefeituras, para ampliar a realização de ações sócio-culturais que beneficiem e integrem os usuários, profissionais da empresa e comunidades próximas às estações.

Em 2006 a companhia desenvolveu uma série de atividades culturais em datas comemorativas, como “Dia das Mães”, “Dia Internacional da Mulher” e “Carnaval”. Além da participação em programas de cunho sócio-cultural como o movimento “Livro Livre”, apoio a iniciativas artísticas como a intervenção “Caiaques” e elaboração de projetos como o “Rock nos Trilhos”, “Projeto Graffitti” e “São Paulo Vivo, São Paulo Verde”.

Hoje, cerca de 17 peças de artes fixas estão distribuídas em diversas estações da companhia e podem ser contempladas por todos os passageiros que utilizarem os serviços da empresa.

Da CPTM