CPTM: Passeio lúdico de trem ajuda a conscientizar novos usuários

Entender como são traçadas as rotas de trens e conhecer outros processos da CPTM são objetivos do Projeto Usuário do Amanhã.

ter, 02/05/2006 - 20h05 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, dia 2, o Projeto Usuário do Amanhã levou 50 alunos da E.M. Profª Ione Gonçalves de Oliveira de Conti para aprender como funciona um Centro de Controle Operacional (CCO). Setor responsável pelo tráfego das composições e que registra tudo o que acontece nas linhas. A companhia mantêm três desses centros: um na Luz, um no Brás e outro em Presidente Altino, cada qual responsável por um par de linhas.

Os estudantes, da 1ª. série,  embarcaram em São Miguel Paulista, no Expresso Leste – onde visitaram a cabine do maquinista – rumo ao Brás. Lá conhecerão a Central de Segurança e o CCO. Muitas dessas crianças, em média com sete anos, fizeram sua primeira viagem de trem e tiveram a oportunidade de satisfazer suas curiosidades.

Na quarta-feira (03/05), a garotada da 4ª série, da E.M.E.B. Mário Martins de Almeida, localizada em Santo André, vai ficar por dentro dos 13 anos de história da CPTM.  O roteiro inclui, ainda, a Pinacoteca do Estado. O museu mais antigo da cidade foi construído em 1897 e tem acesso facilitado pela Estação da Luz.

Os alunos poderão conferir a mostra A Figura Humana em Representação que reúne cerca de 70 trabalhos, abordando diversas formas artísticas de representação do corpo humano. São estudos de modelo vivo, esboços de pinturas decorativas e versões de obras históricas.

O Projeto Usuário do Amanhã contempla instituições de diversas regiões da cidade. Na quinta-feira (04/05), por exemplo, será a vez dos alunos da E.E. Humberto Dantas, de Guaianazes, na zona Leste, passar pela Pinacoteca. Na agenda, o valioso acervo formado por mais de quatro mil obras, dentre elas, quadros de Cândido Portinari e Tarsila do Amaral.

Além de enriquecer o repertório cultural dos jovens e mostrar que é possível fazer diversos passeios por meio dos trens, o programa visa preparar crianças e adolescentes para o uso responsável do sistema ferroviário.

Os monitores que acompanham as turmas alertam sobre os cuidados no embarque e desembarque, explicam como acessar os bloqueios, acionar a segurança e manter a limpeza e conservação do transporte e das estações.

Para participar do projeto basta telefonar para 3226-4353/ 4354 ou enviar um e-mail ao endereço usuário.amanha@cptm.sp.gov.br.