CPTM opera 24 horas durante Virada Cultural

A partir da meia-noite de sábado, haverá trens saindo das estações Brás, Luz e Barra Funda

sex, 04/05/2007 - 10h50 | Do Portal do Governo

Para atender usuários dos seus 22 municípios, neste fim de semana, quando acontece o Projeto Virada Cultural em todo o Estado, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) operará 24 horas. A partir da meia-noite de sábado, haverá trens saindo das estações Brás, Luz e Barra Funda.

As partidas dos trens ocorrerão somente dessas unidades, para desembarque nas 83 estações comerciais da CPTM, de forma a dar continuidade à viagem de passageiros oriundos do Metrô.

O atendimento aos trechos de extensão das linhas A (Francisco Morato-Jundiaí) e B (Itapevi-Amador Bueno), à Linha C e ao trecho Guaianazes-Estudantes, na Linha E será realizado se houver usuários. O Centro de Controle de Operações terá um esquema especial para monitorar a demanda.

Evento nas estações

A Companhia não só atenderá usuários, mas promove também eventos culturais em suas dependências. A dupla Cleiri Cardoso e Yili Rojas, fará intervenções artísticas, a partir das 18 horas deste sábado (05/05), na Estação da Luz. No domingo (06/05), as ações estarão concentradas nas estações Lapa A (Linha A), às 10 horas, e Guaianazes (Linha E), às 14 horas.

O público poderá acompanhar o trabalho das artistas, que farão colagens de xilogravuras em pontos definidos em cada uma das três estações, utilizando metil celulose, cola que é facilmente retirada com água, sem danificar a parede. Além disso, a dupla distribuirá uma publicação gratuita organizada por elas. Intitulada De trem, a obra reúne, em suas 24 páginas, poemas, contos, linóleos, tipografia e gravuras em metal.

A atividade faz parte do projeto Cidade Expandida, idealizado por Cleiri Cardoso e Yili Rojas. Desde dezembro do ano passado, elas vêm registrando em desenhos, textos e fotografias a movimentação dos trens. Ao percorrer as seis linhas da CPTM, a dupla conheceu não só os pontos extremos da metrópole, como também visitou os pátios e áreas internas da companhia.

Do material levantado nesse período, elas extraíram um conjunto de imagens, códigos e palavras que se transformam em xilogravuras de grande formato. O resultado final será mostrado ao público, em junho, com a inauguração de uma grande mostra no Espaço Cultural Brás.

SERVIÇO

Virada Cultural na CPTM

Intervenção artística da dupla Cleiri Cardoso e Yili Rojas

Dia 05/05 (sábado), às 18h00, na Estação da Luz

Dia 06/05 (domingo), às 10h00, na Estação Lapa A (Linha A)

às 14h00, na Estação Guaianazes (Linha E).

Da CPTM