CPTM oferece Plantão Tira-Dúvidas de Português e Matemática

Serviço gratuito é dirigido a alunos de todos os níveis na Estação Brás, de segunda a sexta

qua, 10/03/2010 - 10h31 | Do Portal do Governo

Em busca de “recordar as coisas que esquece”, Roseli Domingues Pereira chega pontualmente às 10 horas no Plantão Tira-Dúvidas, localizado na estação Brás da CPTM. De Português está aprendendo de novo “quase tudo”, porque faz tempo que parou de estudar. Crase, verbos, regência e regras gramaticais. Sobre Matemática, relembrou regra de três, aritmética e logaritmo. Só sai do local após revisar o conhecimento, pouco antes de encerrar as aulas, às 19 horas.

Roseli estudou até o segundo grau e segue essa rotina desde que começou o serviço gratuito, no início do mês passado. Ficou sabendo do plantão ao passar por acaso na estação. Dois professores (mestres e doutores) de matemática e português estão num stand instalado ao lado da biblioteca Embarque na Leitura, no Espaço Cultural da Estação Brás, para tirar as dúvidas dos usuários sobre as disciplinas. Eles ficarão sempre de segunda a sexta-feira, das 10 às 19 horas.

A “sala de aula” da CPTM tem um espaço de 50 m² e conta com mesas e computadores com acesso à internet, que ficam à disposição dos professores. Para usar o serviço, a pessoa precisa apenas se dirigir até o stand, sem nenhum agendamento prévio e expor sua dúvida ao professor. O Tira-Dúvidas conta com a parceria do Centro Universitário Estácio, responsável por manter professores das duas matérias em sistema de revezamento.

A ideia é expandir o “Tira-Dúvidas” para outras estações da CPTM e do Metrô. O projeto passou por uma fase adaptação entre os dias 28 de janeiro e 8 de fevereiro, quando foram colocados, experimentalmente, dois professores para atender aos usuários em um espaço provisório na estação do Brás.

A CPTM

A CPTM foi criada em 1992 e hoje atende a cerca de 2,1 milhões de passageiros. A Companhia está passando por uma série de transformações na qualidade dos seus serviços, com recursos do Plano de Expansão (2007-2010), projeto do Governo de São Paulo, que está investindo R$ 21 bilhões para CPTM, Metrô e EMTU. Trata-se do maior investimento no setor já feito no País. Um dos principais objetivos é quadruplicar a rede sobre trilhos com qualidade de metrô, dos atuais 61,3 km para 240 km (160 km na CPTM), uma antiga reivindicação da população.

Serviço

Plantão Tira-Dúvidas
de Português e Matemática funciona na estação Brás da CPTM, de segunda a sexta-feira, das 10 às 19 horas, ao lado da Biblioteca Embarque na Leitura

Interessados em assinar termo de cooperação com o Plantão devem enviar e-mail para marketing@cptm.sp.gov.br

Da Agência Imprensa Oficial e da CPTM