CPTM: Novos itens de acessibilidade chegam à Estação Lapa

O dispositivo auxilia pessoas com deficiência visual, indicando que há obstáculos à frente

qui, 20/07/2006 - 21h39 | Do Portal do Governo

A Estação Lapa, na Linha B (Itapevi – Júlio Prestes), oferece aos usuários novos itens de acessibilidade a partir desta quinta-feira (20). Dentre as principais modificações, a estação dispõe agora de 650 metros lineares de piso tátil de alerta fixados nas pontas das escadas, acessos externos, em frente aos bloqueios, bilheterias e plataformas. O dispositivo auxilia pessoas com deficiência visual, indicando que há obstáculos à frente.

As escadarias também passam a contar com faixa de alerta nas extremidades de cada degrau. Esse revestimento tátil aponta o início e o término da cada lance da escada e indica a existência de corrimão acima dele.

A reforma ainda incluiu a construção de um sanitário especial para usuários com deficiência, pintura das partes externas e internas da estação e jardinagem. Na área das escadas de acesso à plataforma 1, o muro recebeu um espinhaço metálico e foi elevado em 1,5m.

Outra mudança perceptível é na comunicação visual, que ganhou 88 placas: 54 de orientação, 18 indicativas de portas, oito de advertência, cinco de informação e uma de identificação da estação. Na entrada do edifício foi colocado um totem de três faces (5,00m de altura), com o nome da estação.

Com as mudanças a vida dos cerca de 14.500 usuários que passam por ali diariamente, principalmente aqueles com mobilidade reduzida, será facilitada. Ao lado da Estação Lapa B, fica a Estação Espacial da Lapa, mantida pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.

Assessoria de imprensa da CPTM

C.A.