CPTM: mostra fotográfica conta trajetória da televisão brasileira

Mostra revela ousadia dos profissionais da televisão, no Espaço Cultural Brás da CPTM

qua, 18/07/2007 - 15h12 | Do Portal do Governo

A história da televisão brasileira, cuja primeira transmissão completa 57 anos em setembro, é o tema da nova exposição que a CPTM inaugura nesta quarta-feira, 18, no Espaço Cultural da estação Brás.

Realizada em parceria com o Senac – Lapa Scipião, a mostra faz uma viagem pelo “Túnel do Tempo” e revela a ousadia dos profissionais que permitiram a presença dessa tecnologia no país, combinando domínio técnico e desenvolvimento de habilidades pessoais, até chegar à era multimídia.

Composta por 21 fotos P&B, a mostra História da TV Brasileira resgata programas importantes, que marcaram época como o Capitão 7, de 1954, primeiro seriado de aventura feito no Brasil; e o infantil Vila Sésamo, de 1972,  além de personagens como o Falcão Negro, de 1954, primeiro herói da televisão latino-americana; e o palhaço Arrelia, estrela de um dos primeiros programas infantis da televisão brasileira, em 1952.

Complementam a exposição retratos dos pioneiros da teledramaturgia Walter George Durst e Cassiano Gabus Mendes, de Serginho Groisman, na época do programa Matéria Prima da TV Cultura, em 1991; e do humorista e apresentador Jô Soares.

Há também fotos curiosas de equipamentos antigos, como A Pioneira, primeira câmera de televisão do Brasil, utilizada na inauguração da TV Tupi, em 1950. Outros destaques são a ilha de edição formato U-Matic, primeiro sistema portátil de captação e edição de imagens coloridas em videotape; e o Formato 2 polegadas portátil, videotape com capacidade para gravar até 30 minutos de imagem em P&B, ambos usados no início dos anos 1970.

Veja abaixo um pouco da história que será narrada na mostra:

TV Tupi: a primeira emissora de televisão brasileira foi fundada em 1950 pelo jornalista Assis Chateaubriand. Utilizando estúdios pequenos e equipamentos precários, Chatô, como era conhecido, montou sua equipe contratando radialistas.

TV Record: em 1953, o empresário Paulo Machado de Carvalho inaugurou a emissora com o objetivo de quebrar o monopólio da TV Tupi. No início de sua operação, a Record exibia programas musicais, esportivos, informativos, humorísticos e de teatro. Na década de 60, tornou-se líder na audiência.

TV Globo: em 1957, o jornalista Roberto Marinho ganhou a concessão do canal 4 do Rio de Janeiro. Mas foi a partir de 1969, que a Globo começou a operar com uma rede de emissoras afiliadas em vários estados. Naquele ano, criou o Jornal Nacional, primeiro telejornal exibido em rede para todo o país.

TV Cultura: emissora de caráter educativo-cultural fundada em 1969, a Cultura é mantida pela Fundação Padre Anchieta. Sua programação é baseada em valores como a ética e sua programação infantil é reconhecida e premiada pela Unesco.

SERVIÇO

A História da TV Brasileira

Data: de 18/07 a 18/08

Local: Espaço Cultural CPTM, na Estação Brás

Endereço: Praça Agente Cícero, s/n°

Grátis para usuários da CPTM e R$ 2,30 para o público externo.

 

Da Assessoria de Imprensa da CPTM