CPTM, Metrô e EMTU terão urnas para descarte de lixo eletrônico

O Mutirão do Lixo Eletrônico integra o projeto "Mutirões Ambientais", da Secretaria do Meio Ambiente

sex, 24/10/2008 - 12h27 | Do Portal do Governo

Na próxima quinta-feira, 30, começa o primeiro Mutirão do Lixo Eletrônico. Urnas serão distribuídas em diversos pontos de São Paulo para recolher apropriadamente aparelhos como celulares, carregadores, baterias e pilhas inutilizadas, contribuindo para o descarte correto desse tipo de produto. A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), o Metrô e a EMTU/SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) participarão da ação, disponibilizando urnas em todas as estações e terminais.

Das 8h às 18h, haverá pontos de coleta em todas as 89 estações da CPTM, nas 55 do Metrô e nos 11 terminais da EMTU/SP, além das sedes da empresa em São Bernardo do Campo, Campinas e Baixada Santista. Serão 158 pontos de coleta dentro do sistema de transporte metropolitano, que atenderão à capital, à região metropolitana de São Paulo (Grande ABC, região do Alto Tietê, Jandira, Barueri, Itapevi, Caieiras, Franco da Rocha, Cotia, Francisco Morato), Campinas e a Baixada Santista.

O Mutirão do Lixo Eletrônico integra o projeto estratégico “Mutirões Ambientais”, da Secretaria do Meio Ambiente. A meta é despertar a consciência ecológica, buscando disseminar melhores práticas de educação ambiental. Para isso, são desenvolvidas atividades simultâneas em todo o Estado.

O lixo eletrônico, resíduo tecnológico originário da obsolescência de equipamentos eletrônicos, pode ser perigoso quando descartado em lixo comum sem o devido tratamento. Estão presentes em sua composição substâncias tóxicas como chumbo, cádmio, arsênio e mercúrio. Levado para aterros sanitários, contribui para a poluição ambiental, contaminando o solo e até os lençóis freáticos, causando danos à saúde humana e impactando diretamente na degradação da natureza.

Da CPTM