CPTM mantém operação especial nesta sexta-feira

Com a continuação da greve, nesta sexta-feira, dia 3, CPTM amplia horário de pico até as 9h30

sex, 03/08/2007 - 8h01 | Do Portal do Governo

A CPTM e o Metrô informam que com o objetivo de garantir a segurança dos usuários, em meio às dificuldades causadas pela greve do Sindicato dos Metroviários, não haverá transferência gratuita entre CPTM e Metrô nas estações Luz, Brás, Barra Funda e Santo Amaro.

Esquema de sexta-feira (3/8)

Com a continuação da greve, nesta sexta-feira (3/8), a CPTM prosseguirá com o esquema em vigor, que prevê a ampliação do horário de pico da manhã (das 5 às 8 horas) até as 9h30, e no período da tarde (17 às 20 horas), caso o Metropolitano não retome as atividades.

Também por segurança, a Estação Corinthians-Itaquera permanecerá fechada enquanto durar a greve. A razão se dá pelo fato dos trens do Expresso Leste, que atendem esta estação, já chegarem com um grande número de usuários provenientes de Guaianazes e Tatuapé, não absorvendo o fluxo oriundo do Metrô. Por ser uma estação terminal da Linha 3 Vermelha, a estação Corinthians-Itaquera tem um movimento diário de mais de 80 mil pessoas. As opções para os usuários são as estações Dom Bosco ou Tatuapé, da CPTM.

O reforço no contingente de segurança em todas as estações, especialmente na Luz, Guaianazes, José Bonifácio, Dom Bosco, Tatuapé, Brás, Calmon Viana, Barra Funda e Santo Amaro, também prosseguirá.

Enquanto durar a greve, o Serviço de Atendimento ao Usuário (telefone 0800 055 0121) funcionará das 5 às 20 horas, o horário normal é das 7 às 19 horas;

O serviço da Ponte Orca (Operador Regional Coletivo Autônomo), que opera os trechos Barra Funda – Vila Madalena e Cidade Universitária – Vila Madalena continua interrompido até o fim da paralisação metroviária.

Operação Controlada

Em situações de emergência, grandes eventos e aglomerações, a exemplo das Copas do Mundo, as empresas de transportes coletivos, principalmente trens e metrôs, utilizam-se de “operações controladas” para direcionar o fluxo de pessoas, de forma a garantir a segurança coletiva.

Seguindo o mesmo critério, a CPTM adotou essa prática na Estação da Luz, no rush da tarde desta quinta-feira (2/8), quando previa-se um número bem maior de passageiros no local, em função da greve do Metrô.

A Estação da Luz recebe, diariamente, mais de 230 mil usuários e era preciso controlar uma multidão previsível, visto que a Linha 3, Vermelha, do Metrô, que leva à zona Leste, se encontrava inoperante.

Por conta disso, as entradas da Estação da Luz da CPTM pelas ruas Mauá e Cásper Líbero foram fechadas no pico da tarde. Isto porque o espaço na área de embarque não comportaria demanda tão mais intensa. A solução foi concentrar o acesso pela porta principal da Praça da Luz. Dessa forma, a medida em que as pessoas iam sendo embarcadas, novos grupos eram liberados para chegar até as plataformas.

A medida será repetida, nesta sexta-feira, caso os metroviários prossigam em greve no período da tarde.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

(J.H.)