CPTM: Maior grafite do País está no muro da Estação Domingos de Moraes

Quem quiser admirar o gigantesco painel de 167 metros por 7 metros de comprimento precisa estar dentro da estação da CPTM

qui, 21/09/2006 - 10h42 | Do Portal do Governo

Um painel de grafite impressiona muita gente, mas o que foi pintado no muro interno da Estação Domingos de Moraes, da CPTM, impressiona muito mais. O desenho ocupa área de 167 metros por 7 metros, com motivos que remetem à preservação do meio ambiente. Foi produzido no final da semana passada por 120 grafiteiros convidados de várias partes do País. A obra é considerada a maior do tipo feita a céu aberto na América Latina. A Domingos de Moraes pertence à linha B (Itapevi – Júlio Prestes) e fica entre as estações Lapa e Leopoldina, próximo ao cruzamento da Marginal Tietê com a via Anhangüera. 

O painel gigantesco consumiu mais de 1,5 mil latas de tinta em spray, 324 litros de tinta azul e preta para o fundo, cem rolos para pintura, dez extensores para os cabos dos pincéis, oito andaimes de 6 metros de altura, 20 escadas e 300 lanches. A pintura exigiu 30 horas ininterruptas de trabalho. O trabalho foi coordenado pelos grafiteiros Binho Ribeiro e Bonga, ao som de músicas hip hop de DJs. Para admirar a obra por inteiro é necessário estar dentro da estação, nas plataformas ou no interior dos trens. Pelo local, circulam 290 mil pessoas diariamente. 

Outros trabalhos

Em breve, a empresa promoverá encontro dos grafiteiros, no Espaço Cultural CPTM, na Estação Brás. Na ocasião, haverá outra festa com hip hop e a participação dos usuários dos trens da companhia. Há outros trabalhos em painéis e muros de todo o sistema ferroviário da CPTM. Interessados podem admirar obras também nas estações Barra Funda, Lapa, Luz, Brás, Ipiranga, Brás Cubas, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Jandira, Barueri, Santo André e São Caetano.

As duas composições japonesas que circulam na extensão da Linha B, no trecho entre Itapevi e Amador Bueno, também são exemplos de arte popular. Os trens foram grafitados exteriormente com temas da história da ferrovia e do cotidiano dos paulistas, que utilizam este meio de transporte para o trabalho ou lazer.

  Em São Miguel tema do painel são os nordestinos

No mês de maio, os artistas Rui Amaral, Nunca, Trikka, Boleta e Eymard Ribeiro participaram do evento Copa Grafite, no Espaço Cultural Brás. O grupo retratou em dez painéis de 2 metros x 1,20 metro temas relacionados à copa do mundo, utilizando as cores azul, amarela, verde, branca e prata. As pinturas, agora, fazem parte do acervo da CPTM e estão expostas no local. Esse estilo de arte decora também a Estação São Miguel Paulista, Linha F. Na entrada principal, os artistas Paulo Ito, Eymar Ribeiro e Arthur Navarro transformaram o muro externo num painel de 6 metros x 4 metros, revelando as características da população local, predominantemente nordestina.

Parceiros 

A pintura na Domingos de Moraes foi possível com a colaboração das empresas parceiras Colorgin, Sherwin Willians, Pincéis Tigre, Loctubo, Johnson Controls, Profile São Paulo, Conduta e a Secretaria de Estado da Cultura. Os grafiteiros trabalharam como voluntários na elaboração do painel.

Queda de vandalismo 

O grafite nas instalações da CPTM são comuns desde 2001. Neste ínterim, reduziu o vandalismo nos trens em 64%, e as pichações nas estações em 42,1%. “Esta técnica é um dos meios de formar cidadãos, embelezar e humanizar a cidade, além de uma alternativa para jovens talentosos ganhar dinheiro com a arte”, afirma Tânia Sirugi, coordenadora de marketing da CPTM.

SERVIÇO

Estação Domingos de Moraes da CPTM:

Rua João Tibiriçá, s/nº – Lapa – Capital

Informações (CPTM) pelo 0800-055-0121

Tarifa cobrada por viagem nos trens: R$ 2,10

  Da Assessoria de Imprensa da CPTM