CPTM: Linha 10-Turquesa promove testes de pressão e glicemia

Ação, que tem o objetivo de tirar dúvidas dos usuários, será realizada nas estações Ribeirão Pires, Santo André, Utinga e São Caetano

qui, 16/11/2017 - 10h01 | Do Portal do Governo

Os usuários que passarem, nesta quinta-feira (16), pelas estações Ribeirão Pires, Santo André, Utinga e São Caetano, na Linha 10-Turquesa, poderão verificar a pressão arterial e o índice de glicemia gratuitamente. A equipe de saúde atenderá os usuários na Estação São Caetano das 11h às 14h. No período da tarde, das 17h às 19h, os exames serão nas estações Ribeirão Pires, Utinga e Santo André.

A ação é resultado da parceria entre a CPTM e a rede Droga Raia. Além de tirar dúvidas sobre as enfermidades, os usuários também receberão informações sobre os pontos de retirada de medicamentos gratuitos, distribuídos pelo Ministério da Saúde, na região do ABC.

A aferição da pressão arterial é um procedimento simples e eficaz para detectar a hipertensão, mal que se manifesta em 25% dos brasileiros. A pressão alta é responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.

Doenças que podem ser evitadas desde que os hipertensos conheçam sua condição, mantenham-se em tratamento e com a pressão controlada. Se não tratada, a pressão alta pode ocasionar derrames cerebrais, doenças do coração, como infarto, insuficiência cardíaca (aumento do coração) e angina (dor no peito), insuficiência renal ou paralisação dos rins e alterações na visão que podem levar à cegueira.

O teste de glicemia é feito através de uma gota de sangue retirada da ponta dos dedos das mãos. O procedimento é importante para identificar o diabetes – doença crônica na qual o corpo não produz ou não consegue utilizar adequadamente a insulina. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, a doença afeta mais de 13 milhões de brasileiros.