A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) está promovendo um autêntico corpo-a-corpo com as comunidades vizinhas à Linha F (Brás-Calmon Viana), que no momento passa por obras de modernização. Na segunda quinzena de maio, a equipe de Relações Comunitárias da empresa visitou, pessoalmente, 270 locais, dentre eles escolas, hospitais, batalhões de polícia, comércios, telecentros, ONG´s, subprefeituras e igrejas.
O objetivo do trabalho é esclarecer a população lindeira à ferrovia sobre as melhorias empreendidas na região. Entre elas a construção das estações USP leste, Jd. Romano e Jd. Helena, reconstrução de outras duas – Comendador Ermelino e Itaim Paulista. O projeto ainda inclui a modernização da frota de trens, bem como intervenções em sistemas de energia, sinalização, telecomunicações e vias, visando à redução dos intervalos de 10 para 6 minutos nos horários de pico.
Entre os dias 22 e 30 de março, foram distribuídos e afixados 1.168 cartazes ilustrativos das novas estações e do programa de recuperação dos trens. O material é produzido pela Gerência de Marketing e Desenvolvimento de Novos Negócios da CPTM.
O próximo passo, em junho, será a visita a 70 líderes comunitários da região, cadastrados pelo Serviço de Atendimento ao usuário (SAL) da CPTM. “Além dos cartazes e folhetos, também vamos entregar um texto sobre os 15 anos da companhia, retratando os fatos mais significativos de sua história”, afirma o líder da equipe do SAL – Relações Comunitárias – Luiz Ferretti.
Ferretti ressalta a atuação das lideranças comunitárias locais. “Destaque para a Paróquia de São Francisco, na distribuição dos cartazes de Comendador Ermelino e para o movimento Pró-Estações do jd. Romano e Jd. Helena que, com entusiasmo, já retiraram uma segunda quantidade de material para a divulgação”.
Mais conforto
As intervenções fazem parte da recuperação e modernização da Linha F, onde deverão ser investidos recursos da ordem de R$ 1,2 bilhão até 2010. As obras visam melhorar os padrões de confiabilidade, acessibilidade, conforto e segurança do sistema.
Estão previstas três novas estações e outras duas estão sendo totalmente reconstruídas, além de melhorias na via permanente, sinalização, energia e telecomunicações. Até o final deste ano, os 15 trens que operam na Linha estarão completamente modernizados. Desses, dois já foram entregues em 2007.
Da Assessoria de Imprensa CPTM