CPTM lança edital para concessão de uso de terreno nobre

O concessionário deverá construir edifício comercial de alto padrão e administrá-lo em 30 anos

ter, 29/07/2008 - 9h02 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) lançou edital para concessão de uso de terreno de 3,6 mil metros quadrados localizado na Rua Funchal, Vila Olímpia, área nobre de São Paulo. O terreno é avaliado em R$ 10,5 milhões. O concessionário deverá construir edifício comercial de alto padrão e terá 30 anos para administrá-lo, mediante remuneração à CPTM, com a possibilidade de renovar a concessão. A expectativa da empresa é que a licitação desperte o interesse no mercado imobiliário, uma vez que quase não há mais terrenos com essa área disponível para novos empreendimentos na região.

“Estamos trabalhando para ampliar os negócios da companhia que gerem receita não-operacional”, ressalta o gerente de Marketing e Desenvolvimento de Negócios da CPTM, Renato Bellelis. “A empresa, criada a partir da fusão entre a extinta Ferrovia Paulista S.A. (Fepasa) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), herdou algumas áreas que não oferecem condições de aproveitamento pela atividade principal, o transporte público, mas podem tornar-se importantes fontes de renda, como é o caso desse terreno”, explica.

Prioridade – A área de novos negócios realiza estudos sobre todo o espaço patrimonial, com o objetivo de identificar possibilidades de desenvolvimento de novos projetos. A prioridade é dada àqueles que permitem integração entre estações e empreendimentos comerciais. O levantamento identificou cinco imóveis com essas características. “O terreno da Rua Funchal é o de maior valor agregado, tanto pela área como pela localização, e será o primeiro projeto nesse segmento realizado pela companhia”, afirma Bellelis. Ele ressalva que a empresa se preocupa, também, com o uso social dessas propriedades.

Outras áreas, de menor valor, têm sido concedidas para estacionamentos populares, principalmente nas proximidades de estações de trem e Metrô. A CPTM tem cinco empreendimentos desse tipo e, nos próximos três meses, abrirá outros quatro, localizados nas zonas leste e oeste da capital e em São Caetano do Sul.

Da CPTM

(M.C.)