CPTM: Jovens do Grajaú levam cultura hip-hop à Estação Brás

Evento será nesta quinta-feira, dia 8

qua, 07/02/2007 - 22h00 | Do Portal do Governo

O evento abre o projeto “Fala Aí Comunidade”, criado pela CPTM para estreitar a interação com os jovens moradores da Grande São Paulo por onde passam as seis linhas do sistema

  Nesta quinta-feira (8), a partir das 18 horas, o Espaço Cultural Brás, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), abre espaço para os jovens da comunidade do bairro do Grajaú, na zona sul, mostrarem o ponto forte da sua cultura: o hip-hop. Embalados pela revelação do rap paulista, Criolo Doido, artistas grafiteiros, DJ’s, grupos musicais, dançarinos de break dance (B-Boys), MC’s farão uma verdadeira maratona de duas horas de apresentações simultâneas.

O evento abre o projeto “Fala Aí Comunidade”, criado pela CPTM para estreitar a interação com os jovens moradores da Grande São Paulo por onde passam as seis linhas do sistema. Uma vez por mês, uma nova comunidade poderá apresentar seus valores culturais e ainda colaborar para a “ocupação cidadã” das áreas públicas.

Além do rapper Criolo Doido, que cantará músicas do álbum “Ainda há tempo”, lançado em 2006, uma das principais atrações serão as pinturas de painéis pelos artistas Tim, Jerry e Vine, acompanhados de mais dez grafiteiros. Eles fazem parte do Movimento Hip-Hop Grajaú e Amnésia 321, tendo trabalhos espalhados por todo estado e fora dele, como Curitiba, Rio de Janeiro e Salvador.

“A produção cultural no Grajaú é muito intensa e o nosso forte é o hip-hop”, comenta Wellington Néri, que assina como Tim. Segundo Marcus Vinícius, o Vine, o Fala Aí Comunidade é uma oportunidade de “levar a arte para a rua e fazer da estação uma galeria a céu aberto”.

Para “Jerry” Batista, há uma relação entre a arte do grafite e ferrovia. “O grafite está em todo o lugar e o transporte é que nos leva a esses locais. Agora estamos trazendo essa arte para cá”. Outras dez telas de grafite ficarão em exposição para o público.

Outro braço da cultura hip-hop, o breakdance será um dos destaques da programação. Os chamados B-Boys desafiarão um ao outro, com os ousados movimentos da dança de break, ao som do rap. Os DJ’s também participarão de acirrados duelos. Ganha aquele que tiver mais habilidade nas pick-ups, fazendo scratches (movimento do disco para a frente e para trás, obtendo o som de um “arranhão”), back-to-back (usar dois discos com a mesma música, tendo o efeito de repetição) e outras manobras sonoras.

Serviço

“Fala Aí Comunidade”

Local: Espaço Cultural CPTM

Endereço:  Estação Brás – Praça Agente Cícero S/Nº

Data: 8 de fevereiro de 2007

Horário: 18h

Preço: Gratuito para os usuários da CPTM e oriundos da integração com o Metrô. Para quem estiver nas mediações e quiser visitar a exposição, o preço equivale ao acesso ao sistema (R$ 2,30).

Assessoria de imprensa da CPTM

C.A.