CPTM intensifica obras de modernização da Linha 9-Esmeralda

Ônibus gratuitos estarão disponíveis para usuários nos trechos de maior demanda

qui, 22/03/2012 - 20h38 | Do Portal do Governo

A partir deste domingo, 25, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) começa a intensificar as obras de modernização da Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú). Os recursos investidos para implantar a nova infraestrutura da Linha 9-Esmeralda são de R$ 307 milhões, sendo que nessa primeira etapa serão realizados R$ 55 milhões. As obras contemplam os sistemas de rede aérea, sinalização e via permanente com o objetivo de aumentar a confiabilidade dos sistemas e equipamentos.

Nesta primeira etapa, nos próximos quatro domingos (25/3, 01, 08 e 15/04) a Linha 9 ficará fechada. Na etapa seguinte, durante cinco domingos (22 e 29/04, 06, 13 e 20/05), a circulação ocorrerá somente no trecho entre as estações Osasco e Pinheiros. A terceira etapa prevê intervenções parciais da via, de acordo com a evolução dos serviços, sem interrupção da operação. Nas segundas-feiras, a operação será iniciada, normalmente, a partir das 4h, nas seis linhas.

Como alternativa de deslocamento, a CPTM disponibiliza o Plano Paese, com 40 ônibus gratuitos para transportar os usuários nos trechos de maior demanda. Os coletivos circularão entre as estações Pinheiros e Santo Amaro, integradas às Linhas 4-Amarela e 5-Lilás, do Metrô; entre as estações Santo Amaro e Grajaú, integrada ao terminal de ônibus da SPTrans; e entre Pinheiros e Imperatriz Leopoldina, na Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi), que receberá reforço na frota para atender a região de Osasco e Presidente Altino, cujas estações fazem integração com a Linha 9.

A Central de Atendimento ao Usuário da CPTM, que atende pelo telefone 0800 055 0121, também será reforçada. A opção de realizar as obras aos domingos se dá pela redução significativa do movimento de usuários – cerca de 100 mil, ante os 500 mil transportados nos dias úteis. E, para aumentar a segurança dos ciclistas, a ciclovia Rio Pinheiros ficará fechada durante a fase mais intensa das obras, devido à movimentação de carros, caminhões e equipamentos que trafegarão pela via.

Do Portal do Governo do Estado